A cidade de Monte Santo, localizada no sertão baiano, completará 174 anos de emancipação politico-administrativa no próximo dia 21 de março. “Atualmente, o município se destaca no cenário nacional pelo turismo religioso, atraindo anualmente milhares de romeiros e de peregrinos de todo o país. Seu povo, acolhedor e hospitaleiro, trabalha com determinação para o engrandecimento da sua terra natal”, frisou o deputado Vando, PSC, ao apresentar moção de congratulação, festejando esta passagem comemorativa.
Exaltando a história de criação da cidade, o parlamentar destacou que devido à semelhança das Serra de Piquaraçá com o Monte do Calvário de Jerusalém, os fiéis transformaram a referida serra em Sacro-Monte. “Os historiadores contam que quando os fiéis alcançaram o pico do monte, um forte furação surgiu. O frei Apolônio pediu que se evocasse o Senhor Jesus. Imediatamente, cessou a ventania”, revelou Vando.
Segundo o deputado, além do passado é preciso ressaltar também o presente. “Nos últimos anos, a administração municipal vem realizando grandes investimentos que estão transformando o perfil urbano da cidade e a economia, baseada na produção de feijão milho, mandioca e caprinocultura. Nesta empreita o perfeito Everaldo José de Araújo, tem contado com o apoio de uma câmara de vereadores comprometida com os anseios da população”, concluiu.
Da redação