Principais emissores de turistas para a Bahia, com mais de 2 milhões de visitantes enviados por ano, os estados de Minas Gerais e São Paulo vão sediar os eventos de lançamento do São João da Bahia, promovido pela Secretaria de Turismo da Boa Terra. O objetivo é mostrar o potencial da maior festa regional do Brasil para mais de 1 mil operadores e agentes de viagem de Belo Horizonte e da capital paulista.
Os eventos ocorrerão nos próximos dias 16 (segunda-feira), na Terra do Pão de Queijo e 18 (na Cidade da Garoa) e contarão com a presença de forrozeiros baianos como Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Estakazero e Targino Gondim.
De acordo com o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, dirigentes das principais operadoras de turismo do país já confirmaram presença no lançamento do São João da Bahia. “Vamos aproveitar, que este ano a festa cai no feriadão de Corpus Christi, e trazer milhares de turistas para o nosso Estado”, afirmou.
Além de agentes e operadores, o São João da Bahia também será mostrado à imprensa nacional e à especializada. “Fazemos questão de convidar os jornalistas dos cadernos de turismo dos principais jornais e veículos especializados para mostrar que aqui se faz o maior evento junino do país”, acrescenta.
Representantes de prefeituras de diversos municípios também participarão do lançamento em Belo Horizonte e São Paulo.
Maior festa regional do Brasil
Com festa em praticamente todas as regiões do Estado, o São João da Bahia configura-se na maior festa regional do Brasil. “Este é o nosso diferencial com relação a outros estados. Temos festa no Sertão, na Chapada (Diamantina), no Oeste e, agora também no litoral, como em Salvador, que terá seis dias de programação no Pelourinho”, avalia o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli.
Conforme o titular da Setur, já há entendimentos inclusive com o trade baiano para a formação de roteiros para cidades que estão num raio de até 300 km de Salvador. “As operações de bate-volta estão a todo o vapor e muitas empresas já formataram pacotes para que os turistas aproveitem a programação no interior e retornem para pernoitar em Salvador. Além disso, a capital terá um vasto leque de atrativos, com um palco no Terreiro de Jesus e um no Largo do Pelourinho, assim como coretos e pequenas apresentações nas praças do Pelô”, completa Leonelli.
Fonte: Ascom SETUR