A coordenadora da 26ª CIRETRAN, Joselita Costa Brito, apreendeu, pessoalmente, a caminhonete Chevrolet D 10, modelo 1979, p/p JMQ 0074, licença de Conceição do Coité, que funciona como carro de som do Partido dos Trabalhadores (PT), de Conceição do Coité.
O fato aconteceu por volta das 12h30 desta quarta-feira (08), quando o veículo dirigido pelo motorista de prenome Jonatas, segundo informações, habilitado, classe D, passava em frente ao órgão veiculando uma gravação com a voz do presidente do PT, Francisco de Assis, “Assis do PT” e do presidente do PMDB, Alex Lopes, sobre o fechamento do Hospital Almir Passos ocorrido no inicio da tarde de sexta-feira (03), depois que auditores da Secretaria de Saúde da Bahia, (SESAB) a pedido da 2ª Promotoria de Justiça de Conceição do Coité, determinou o fechamento da unidade.
O veículo foi parado por Joselita que solicitou os documentos obrigatórios do veículo, que não estavam no carro e após receber, verificou que, o IPVA está em dias, porém não constava na documentação a alteração da característica. Nos arquivos da CIRETRAN, a D10 aparece como caminhonete aberta, ou seja, com carroceria e a mesma encontra-se com suas laterais fechadas, onde foi montado um sistema de som. “Também não foi apresentada a licença da prefeitura para circular na cidade como carro de som”, falou Joselita.
Ela disse ao CN, que além destas irregularidades, o veículo pertence a uma empresa (referindo-se ao partido) e não estava emplacado conforme manda lei.
Às 16h, o presidente do PT, Assis, chegou a CIRETRAN para buscar solução para o problema, sendo atendido pelo funcionário José Garibalde, que informou o horário de funcionamento do órgão, das 08h ás 16h. Apesar da insistência do líder petista para falar com a coordenadora, Garibalde foi até a sala de Joselita e voltou com resposta que a mesma não podia falar com ele, só na manhã de quinta-feira. Os repórteres do CN, também tentou contato e houve uma negativa, pois afirmou Joselita que apenas o diretor do órgão, que fica em Salvador, poderia dar entrevista ou, caso tivesse autorização para isto.
Ás 16h05, Joselita saiu da sala onde presta atendimento e foi á recepção do órgão, onde ainda estava Assis e os repórteres do CN, confirmando as informações passada pelo funcionário e qualquer assunto relacionado à apreensão do veículo seria tratado no dia seguinte.
Ás 16h35, a coordenadora saiu para fiscalizar outro carro de som que percorria na cidade e fez uma abordagem, constatando que os documentos estavam em dias, segundo relatou por telefone Joselita Costa á equipe do CN.
Era do PT, hoje do PP e poderá voltar para o PT – Assim que tomou posse para primeira gestão, o governador Jaques Wagner, na divisão dos cargos, decidiu que a coordenação da 26ª CIRETRAN, ficaria com o PT, que indicou o capitão PM, Evódio Oliveira, que permaneceu no cargo até outubro de 2010, quando pediu demissão da chefia da 26ª CIRETRAN e disse ao CN que o motivo foi meramente a falta de condição de trabalho. “Fica impossível prestar um bom serviço com apenas cinco funcionários. Não conseguimos manter as pessoas que estavam trabalhando através dos REDAS e não contamos com as prefeituras para colocar funcionários a disposição”, declarou na ocasião Oliveira.
Com a saída de Oliveira, foi enviada Joselita Costa Brito para assumir o órgão interinamente, ficando até o momento. Apesar de não ter história política no município de Conceição do Coité, fontes ligadas ao PP local, garantem que a chefe é militante progressista ligada ao ministro das Cidades, Mário Negromonte.
Integrantes do diretório do PT confirmaram que o cargo é do partido e o mesmo vem há muito tempo, desde a saída do Capitão Evódio Oliveira, buscando indicar um substituto, o impasse, é que a grande maioria dos filiados quer o retorno de Oliveira.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas