A deputada estadual Fátima Nunes (PT) acompanhou durante toda quinta-feira (09), o governador Jaques Wagner as cidades de Heliópolis, Cícero Dantas e Paripiranga, no território de identidade Semiárido Nordeste II, onde entregou a recuperação das BAs 393 e 220.
Heliópolis – O governador chegou ás 09h de helicóptero e aterrissou no campo de futebol e seguiu para descerrar ás placas comemorativas da recuperação da BA-393. Primeiro, foi no inicio do trecho que liga Heliópolis á divisa com o estado de Sergipe, depois foi até o acesso da cidade á BR 110 e por último, participou de um ato público na Praça central da cidade.
Em seu pronunciamento, a deputada Fátima Nunes destacou a importância da estrada e sua qualidade. “Estrada só é bom com gente viva e podendo desfrutar do seu uso”, falou a parlamentar que também demonstrou preocupação com os jovens e pediu para ter mais cuidado com a vida.
Assim que tomou posse em fevereiro de 2007, uma das primeiras indicações da parlamentar ao governo do estado foi exatamente a conclusão da BA 393, pois havia um canteiro de obras com muitas máquinas no Povoado da Farmácia e assim que perdeu a eleição em outubro de 2006, o ex-governador Paulo Souto (DEM), mandou suspender. “A empresa que havia ganhado a licitação na época, ficou sem receber, entrou na justiça e foram mais de um ano para resolver o problema. Com o tempo, a estrada não teve com ser recuperada e o jeito foi fazer outra e o nosso governador esta entregando hoje”, disse Fátima Nunes.
Mesmo não sendo a mais votada no município, Fátima Nunes disse ao CN que lutou muito pela concretização desta obra, que além da dupla camada de asfalto, foi construída um sistema de drenagem e toda sinalização.
A parlamentar comemorou também a entrega de dois tratores financiados pelo Banco do Brasil por meio do programa federal Mais Alimento e uma unidade móvel do Programa Brasil Sorridente, que também havia indicado ao governo para atender a comunidade.
Conheça a BA 393 – Os dois trechos da BA-393, um com extensão de 12 quilômetros, ligando a da sede do município e a divisa entre a Bahia/Sergipe e outro tem 17 quilômetros e é a principal ligação de Heliópolis com a BR-110. As obras nessa rodovia custaram cerca de R$ 15 milhões. O governador Jaques Wagner disse que as melhorias era “um sonho da comunidade, e graças a Deus a gente conseguiu realizar. São praticamente 30 quilômetros de asfalto novo, partindo de Heliópolis”.
Totalmente sinalizada, a BA começa no cruzamento com a BR 110, ás 10 km de Cicero Dantas. Segue pelo centro da Comunidade de Tijuco, no km 04 e mais a frente, a comunidade de Farmácia, que foram beneficiadas com calçamento em paralelepípedo. O trecho torna-se perigoso pela quantidade de curvas sinuosas. Fátima Nunes disse ao CN que manteve vários contatos com empresa na elaboração do projeto, no sentido de diminuir as curvas, principalmente a conhecida por galinha morta e, com esforço, conseguiu pouco resultado neste sentido. Ao contrário, o segundo trecho é plano e com poucas curvas e conclui na divisa dos dois estados.
Cícero Dantas – A comitiva do Governador Jaques Wagner chegou ao estádio ás 11h, onde foi recepcionado pelo prefeito José Weldon de Carvalho Santana (PR) no estádio municipal. Em carreata, seguiu para o contorno da BR 110 com a BA 220, onde descerrou a placa entregando a recuperação dos 64 quilômetros do trecho ligando Cícero Dantas á Paripiranga.
A deputada Fátima Nunes chegou ao marco de inauguração antes da comitiva oficial. Bastante assediada, pousou para fotos, a exemplo do vereador de Sítio do Quinto, Marcelo Gama Santos (PT) e da presidente do PT daquele município que fizeram questão de registrar o momento, pois a rodovia também beneficia aos seus munícipes, que sofrem mais de uma década com a situação da BA 220.
Fátima disse ao CN que o governo aplicou aproximadamente R$ 23,4 milhões na BA-220 e durante quatro anos, cobrou incansavelmente esta obra ao governo, pois também era cobrada pela população. Muita satisfeita, a parlamentar falou que o investimento feito pelo governo, vai, impulsionar as atividades econômicas do território e destacou a boa qualidade da pavimento asfáltico que oferece condições de escoamento da produção e de trafegabilidade das pessoas.
A parlamentar foi a mais votada na eleição de 2010 no município de Cícero Dantas, obtendo 4.993 votos e, destacou seu pronunciamento, que tinha com uma das metas do mandato, renovado para mais quatro anos, a recuperação dos 64 quilômetros da BA 220, pois era a grande reivindicação da região. “Estamos vivendo um novo tempo na Bahia. Um tempo de democracia e desenvolvimento”, afirmou.
Paripiranga – A parlamentar também é a majoritária em Paripiranga, recebendo 3.588 votos no município na última eleição. O governador desembarcou do helicóptero na quadra da Faculdade AGES, onde aproveitou para conhecer suas instalações.
Às 14h, o chefe do executivo baiano foi até o marco inaugural, onde mais uma vez, a parlamentar o recepcionou com seus amigos, dentre eles, o deputado federal Josias Gomes. Ele fez questão de lembra que em novembro de 2009, quando o governador Wagner esteve na cidade para autorizar a obra, muitos políticos que militam na região duvidaram que a obra fosse realizada, pois estava esquecida por aqueles que administram o estado.
Fátima falou com ao CN que ficou satisfeita com a recepção em todas as cidades e que, além das estradas, para que todos possam circular e com segurança, seu mandato é um instrumento de formação da cidadania e tem como bandeiras a erradicação do analfabetismo, a luta pela terra, pela água, pela agricultura familiar, pela convivência com o semi árido, pela educação e pelo fortalecimento da mulher na sociedade.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas