Os atos foram divulgados aqui no CN. Primeiro aconteceu na comunidade de Queimada Nova, cerca de 4 km da sede de Juazeirinho, em 27 de maio deste ano uma equipe do Governo Municipal esteve na localidade dando por inaugurada. Na quinta-feira,9, foi a vez da comunidade rural de Samambaia, região do distrito de Salgadália receber o prefeito Renato Souza, o vice Deraldo Ramos, o presidente da Câmara Nego Jai, o vereador Raimundo Ferreira e várias outras lideranças, para dá por inaugurada a eletrificação.
Estas mesmas comunidades receberam no sábado, 11, uma equipe do Grupo Gestor do Programa Luz para Todos, representada por Elizeu Nicássio que acompanhado dos líderes petistas, Assis da Caixa, o ex-presidente do PT Arivaldo Mota, vereador Edvaldo Evangelista e outras lideranças. “A nova inauguração” aconteceu primeiramente por volta das 17h no terreiro da fazenda de um morador conhecido por “Peu”.
Lá houve uma rápida concentração e muita gente falou das conquistas e benefícios a cerca do Programa.
Assis colocou mais uma vez que o grupo do prefeito tem tirado proveito das coisas boas que geralmente são adquiridas junto aos governos do PT e não assume os atos que vem desagradando à população quando a culpa é da má administração do município.
Como sempre, o líder petista tem chamado a atenção para a maneira diferente de governar e não há protecionismo em nada, relatou a situação de Arivaldo Mota, que possui uma propriedade na região do Malhador e o ultimo poste ficou a 200 metros da residência e até hoje está sem energia.
“ Nós não temos protecionismo, a nossa meta é contribuir com todos de forma igualitária e este programa vai continuar e em breve todos terão o prazer de ter em sua casa a luz elétrica. Não é justo o homem ter descoberto a luz elétrica há mais de 100 anos e existir muita gente ainda sem esse beneficio”, lamentou Assis.
O petista apresentou o membro do Grupo Gestor como cidadão coiteense, cujo titulo foi indicado por ele quando era vereador.
Elizeu disse aos presentes que o grupo considera uma obra dada por inaugurada, quando há presença de membros do Programa, que levam material como camisa e boné para distribuir nas comunidades para simbolizar a entrega da eletrificação.
Falou também que não há nenhuma participação de prefeituras no referido programa, que é gerido pelos governos federal e estadual, e a empresa COELBA. “Tem prefeitos que estão colocando braços de luz como se tivesse prestigiando a população, “mas é preciso que todos saibam que não estão fazendo nada mais que a obrigação, pois na conta de luz consta uma taxa que os moradores pagam para ter a iluminação nos postes.
A comunidade de Samambaia – localizada a 06 km da sede do Distrito de Salgadália, município de Conceição do Coité, recebeu na noite de sábado, a mesma equipe e na oportunidade o representante do Comitê o Programa Luz Para Todos, Elizeu Nicássio, quem oficializou em nome da presidente Dilma Rousseff, a entrega da obra, dando por inaugurada o sistema de energia elétrica que atendeu 26 famílias, beneficiando 104 pessoas. A obra, resultado de uma parceria do Governo Federal, Estadual e COELBA, custou R$ 222.086,87.
Nicássio é membro do fórum participativo responsável por receber as demandas, definir prioridades, acompanhar o cumprimento de metas e garantir a implementação do Programa no estado da Bahia, conhecido como Comitê gestor, em seu discurso, disse que o Programa Luz para Todos já levaram energia elétrica para 2,5 milhão de pessoas do meio rural, num total de 450 mil ligações.
Na presença dos principais lideres petistas do município, dentre eles, o presidente do diretório municipal, Francisco de Assis, “Assis da Caixa”, Nicácio fez questão de testemunhar o conhecimento que o grupo mantém com as pessoas envolvidas diretamente no programa, quer na Bahia e em Brasília. “Aqui em Coité tem pessoas que não se identifica com o projeto, diferente desta turma que conhece profundamente o assunto, a exemplo dos vereadores Betão e Danilo, do presidente do PT, Assis e dos líderes de Salgadália, Ezaú e Chico Apolônio”, falou.
“Eu falei a vocês na audiência pública realizada em 2010 na fazenda Fortaleza o ano passado, que podia acreditar, pois esta energia seria uma realidade”, lembrou.
Para receber a ligação da luz, o interessado deve fazer o pedido direto na empresa ou cooperativa de energia elétrica que atende o seu município. Um grupo de moradores da Fazenda Sertãozinho esteve presente no evento da Samambaia e pediu empenho para serem beneficiados.
Inauguração de verdade – Assis, disse que costuma ficar onde o povo o coloca. “Se na oposição, serei oposição. Se for situação, serei situação. Prezo pela coerência”, declarou o petista. Ele disse isto ao lembrar que o grupo politico que administra Coité tem como marca a incoerência, pois se foi bom é deles, se for mal, eles não têm nada haver. “Esta é a inauguração de verdade, pois contamos com a presença do representante da presidente Dilma. Foi o nosso partido que criou este programa, como criou tantos outros que melhoraram a vida das pessoas”, garantiu.
Ele disse isto ao ser informado que na quinta-feira (09), os vereadores Raimundo Ferreira (DEM) e José Jailmo Pereira (PHS), conhecido por Nego Jai, acompanhados pelo prefeito Renato Souza (PP) e do vice-prefeito, Deraldo Ramos, realizaram um ato inaugural dos braços de braços de luz. “O que eles se esqueceram de dizer naquele dia, foi que eles criaram a TIP e não disseram ao povo que estaria embutida na primeira conta que iriam receber”, externou Assis.
Para Assis, a energia elétrica é a possibilidade de tirar um ser humano das trevas e, com isso, conquistar a cidadania, “conforme disse o presidente o Lula quando esteve em Vitória da Conquista no evento que comemorou o atendimento a 1,3 milhão de pessoas pelo Luz para Todos, este programa fantástico de eletrificação rural do Governo Federal. Hoje, esta marca avançou, conforme falou Eliseu”, concluiu.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas