O Governo da Bahia lançou no inicio da semana do Programa Pacto Pela Vida, e o motivo da criação do referido programa foi justamente a crescente onda de violência no estado e na oportunidade foi divulgado os 20 municípios onde existem os maiores índices de criminalidade.
As cidades que concentram a violência no estado são: Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Itabuna, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Simões Filho, Juazeiro, Dias D’Ávila, Porto Seguro, Eunápolis, Barreiras, Candeias, Ilhéus, Paulo Afonso, Valença, Jequié, Casa Nova, Alagoinhas e Itaparica.
O índice de violência entre os 20 municípios é considerado muito elevado, pois representa 80% de homicídios de todo estado que possui 417 cidades.
Os dados são da pesquisa “Mapa da Violência 2011”, divulgada este ano pelo Instituto Sangari, e serviram de base para a criação do Pacto. A pesquisa é a mesma que apontou que Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, é a segunda cidade mais violenta do país.
Durante o lançamento, também foi destacada a violência contra a mulher – a Bahia é o estado do Nordeste que mais registra agressão contra a mulher, com 30% dos casos. Em Salvador, são 25 queixas do tipo por dia.
O Pacto pela vida prevê mais investimentos na prevenção e combate à violência. Entre as ações, estão previstas a compra de 500 novas viaturas, contratação de 150 policiais civis, concurso para a polícia técnica e a convocação de policiais militares aprovados no último concurso. Para dar mais força às denúncias, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) também lançou um jogo da memória com as fotos dos criminosos mais procurados do estado.