Foi aberto na noite de quinta-feira (09) no Parque das Águas, em Caldas Jorro, com a presença do prefeito José Rubens de Santana Arruda (PSB), “Rubinho”, a II Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos de Tucano. O evento organizado pela Central das Associações Comunitárias de Tucano (CACTU), com apoio da prefeitura, é ranqueada pela ACCOBA e até domingo (12), acontecerá palestras técnicas e difusão das potencialidades do município.
Os repentistas Ceará e Cardeal da Bahia, cantaram em prosa e versos a importância da cadeia produtiva do caprino e ovino para o município de Tucano. Referenciaram os criadores e fizeram versos com os presentes, dando boas vindas ao evento.
O presidente do Sindicato dos Produtores, Valdir de Jesus Pimentel, falou ao CN sobre a estrutura do parque, que conta com 50 baias e área para exposição dos produtos da agricultura familiar. A expectativa é de que serão expostos mais de 200 animais de raça. “Nosso pensamento é a mudança da data da exposição, pois fica próxima dos festejos juninos, neste final de semana, por exemplo, acontece também à festa de Santo Antônio da comunidade de Creguenhem e as atenções estão voltadas para lá. Isto sem esquecer a equipe da prefeitura que também está atarefada”, contou Pimentel.
O prefeito Rubinho, antes da solenidade de abertura, visitou as baias e destacou a qualidade dos animais. “Enquanto estiver à frente do município, não deixaremos de realizar esta exposição. Somos uma referência em termo de carne de bode, prato tradicional do Jorro e do Jorrinho e segundo o IBGE, nosso município tem mais de 100 mil cabeças de caprinos e ovinos”, relatou.
O prefeito contou que a exposição nasceu em 2010 por incentivo do veterinário Paulo José Teófilo, conhecido por Zeca, proprietário da Fazenda Vida Nova, que desenvolve um trabalho para melhorar a qualidade genética dos rebanhos de caprino e ovino, que é referência e vem contribuindo para o fortalecimento da criação local.
Também esteve presente no evento a presidenta da Câmara de Vereadores, Luciene Anicácio de Jesus (PSB), os vereadores, José Macedo da Silva (PDT), Francisco Carlos Santana Andrade (PSB) “Carlinho Torquato”, Jorge Costa Freitas (DEM), “Jorjão”, Maysa de Jesus Macêdo (PDT), Hélcio Reis de Santana (PDT), e o secretario de Governo e Relações Institucionais, Gutemberg Santana.
O Presidente da Central das Associações Comunitárias de Tucano, Erivelton Santos Souza, disse que a EBDA é uma parceira importante na busca de novas alternativas alimentares para os rebanhos, manejo sanitário e reprodutivo, melhoramento genético com preservação de raças nativas, cultura do caju e homeopatia aplicada à agricultura e estes temas serão abordados pelos técnicos do órgão e da Embrapa durante as palestras. Ele lembrou que serão realizadas demonstrações práticas de silagem e fenação, com o aproveitamento de resíduos de sisal e mandioca, e distribuição de mudas de espécies nativas e adaptadas da caatinga. “Dai a importância dos criadores participarem da exposição”, concluiu.
Fazem parte da programação, além da exposição, o leilão de matrizes e reprodutores, a pesagem e mensuração de animais para ranking da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACOOBA), bem como shows musicais na noite de sábado e exposição do artesanato e da culinária local. Os animais premiados receberão troféus, prêmios em dinheiro e participarão do desfile dos campeões, no último dia da exposição.
Para o secretário da agricultura do município, Reginaldo Farias, o mercado de caprino e ovinocultura não admite mais amadorismo e acompanhado o raciocínio do gerente do Banco do Brasil, Maurisan Menezes, realmente é necessário investir em novas tecnologias e não fazer como no passado, que na época deu certo com seus pais e avós, porém os tempos hoje são outros e há necessidade de acompanhar a evolução. Ele lamentou a ausência do veterinário Zeca, pois está em São Paulo acompanhando a esposa para tratamento de saúde.
A Estância Hidromineral de Caldas do Jorro é escolhida para sediar estes eventos por possuir excelentes hotéis, restaurantes e ótimos produtos de artesanatos em pleno semiárido baiano e representa uma ótima oportunidade de se fazer bons negócios com a aquisição e venda de matrizes e reprodutores, além de possuir uma excelente água termal para um ótimo banho de saúde.
Por: Valdemí de Assis Foto Raimundo Mascarenhas