Com investimentos da ordem de R$ 3 milhões, será inaugurado na primeira semana de agosto, em Senhor do Bonfim, o novo campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Quem garante é o senador Walter Pinheiro (PT-BA), que articulou a descentralização dos recursos da União e lutou para que o campus fosse implantado no município.
O parlamentar destacou que a chegada da Universidade vai trazer melhorias para o ensino básico e fundamental na região, uma vez que o curso escolhido para o campus vai contribuir para a formação de professores em disciplinas estratégicas. “Além disso, vai suprir a carência da oferta de educação superior na área de ciências na região do semiárido nordestino. Outra vantagem é que a chegada de uma universidade federal sempre acaba contribuindo para dinamizar a economia regional”, diz Pinheiro.
O prédio de 2.900 m2 conta com dez salas de aula, sete laboratórios, auditório, espaço de convivência, cantina, área de exposição e sala para doscentes. Abrigará o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, voltado para formação de professores.
Segundo a chefe de Gabinete da Univasf, Inajara de Moraes Peres, “ao concluir a licenciatura, os formados poderão buscar especializações em qualquer área das ciências da natureza, a exemplo de química, biologia, geologia, geofísica, meteorologia, oceanografia e ainda em matemática, em nível de graduação e pós-graduação”. Inajara destaca ainda que a Univasf conta atualmente com 21 cursos de graduação, dentre os quais dez estão sediados em Pernambuco, dois no Piauí e nove na Bahia.
Fonte: Assesoria do Senador