Em discurso realizado hoje (04.08), na Câmara dos Deputados, José Nunes voltou a defender os municípios baianos contra a redução do IPI pelo Governo Federal. O Parlamentar, apesar de parabenizar a iniciativa da Presidenta da República Dilma Rousseff de lançar o novo plano de política industrial intitulado “Plano Brasil Maior” (projeto que tem como objetivo sinalizar a existência de uma sintonia entre o governo e a iniciativa privada), alertou que não concorda com a redução do IPI no programa. “Acho essa medida equivocada, uma vez que já sofremos desse mesmo mal anos atrás, ainda no Governo do Presidente Lula, quando houve a redução dos impostos no setor automobilístico e, naturalmente, a redução do FPE e do FPM”, afirmou o Parlamentar.
Nunes ressaltou a importância da iniciativa, porém acredita que o Governo deveria pensar em estimular a indústria a reduzindo os preços, inclusive, para facilitar a aquisição de produtos pelo consumidor. Para José Nunes, “O Governo Federal deveria reduzir mais o PIS/COFINS e nunca mexer no Imposto de Renda e no IPI. Esses dois impostos (IPI e Imposto de Renda) formam a base tributária e geram recursos a serem distribuídos entre Estados e Municípios. Redução de IPI é cortesia com o chapéu alheio”.
O Deputado demonstrou a sua preocupação por acreditar que esses (Estados e Municípios) “estão vivendo momentos de dificuldades na gestão das suas receitas” e com esta iniciativa terão perdas ainda maiores.