O governador Jaques Wagner (PT), acompanhado da deputada Neusa Cadore (PT), percorreram em carreata os 44 quilômetros da BA 414, trecho entre as cidades de Ipirá e Pitadas, que totalmente asfaltada, sinalizada e, resolvendo por definitivo o problema do trafego nos período de chuva, construída seis pontes, sendo cinco delas com 45 metros de extensão, 12 de pequeno porte e 711 manilhas. Esta obra era um antigo anseio dos moradores da região e para festejar a data, aconteceram dois atos, sendo o primeiro ás 9h na cidade de Ipirá e ás 11h em Pintadas, onde uma multidão aguardava a comitiva.
trecho ganhou dupla camada de asfalto, garantindo a durabilidade do pavimento. A obra, um investimento de R$ 29,81 milhões, beneficia 156 mil pessoas proporcionando mais segurança aos motoristas e facilitando o escoamento da produção, principalmente na agropecuária, maior economiza da região. Ao falar durante o ato na cidade de Ipirá, o governador Wagner disse que a BA 414 esta dentro da meta de levar asfalto a todas as sedes municipais baianas e, em especial, esta estrada que liga a sede de Pintadas até o entroncamento com a BA-052, em Ipirá, faz parte do projeto que deverá está concluído até o final do seu governo, de asfaltar os 25 km, ligando Pintadas á Capela do Alto Alegre e consequentemente, interligando a BA 052 á BR 324. “Estamos realizando um sonho antigo de Pintadas e região. Também vamos começar a estudar a ligação (pavimentada) de Pintadas até Capela. Com isso estaremos interligando praticamente quatro grandes estradas: a BR-116, a BR-242, a Estrada do Feijão (BA-052) e a BR-324”, finalizou o governador Jaques Wagner.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrura, Otto Alencar, outras obras estão sendo executadas na região. “Somente em infraestura, estamos investindo em torno de R$ 50 milhões nessa região. Isso vai dar tranquilidade e trafegabilidade às pessoas”, falou Alencar.
Felicidade da deputada Neusa Cadore – A técnica de enfermagem, natural de Gaspar, em Santa Catarina, que chegou ao então Distrito de Pintadas, que pertencia a Ipirá, em 1984, com objetivo de realizar um trabalho de evangelização e tronando a quarta perfeita do município, exercendo seu primeiro mandato no período de 1997/2000, sendo reeleita para mais quatro anos, Neusa Cadore, disse durante seu pronunciamento que aquele era o dia mais importante para o município, pois sonhou muito com esse projeto. Ela lembrou que em julho de 2007, esteve com o governador Jaques Wagner que garantiu atender ao grande anseio da comunidade.
Referencia nas lutas de organizações sociais, a parlamentar citou algumas conquistas do município de Pintadas, a exemplo da Escola Família Agrícola, o SlCOOB, o, programa de construção de cisternas, que resultou na criação de outros programas de governos que beneficiaram os agricultores familiar de todo estado e, agora, a concretização da estrada BA 414. “Esse era um compromisso do governador e foi construída com recursos próprios”, concluiu a parlamentar.
Oposição prometeu e enganou o povo – Segundo o prefeito Walcir Rios (PT), quando Wagner assumiu o governo, não encontrou se quer o projeto de engenharia e na primeira audiência que teve com ele, recebeu a garantias que a obra da estrada seria executada. “A oposição prometeu várias vezes estar obra, falaram que iam licitar e até chegaram dizer que vestia saia se fosse realizada e o resultado está ai, uma estrada de boa qualidade que será a porta do desenvolvimento do município”, falou Rios.
De acordo com o prefeito, os primeiros sinais de desenvolvimento após a recuperação da rodovia já estão aparecendo, a exemplo de uma grande empresa na área da medicina já sinalizam o desejo de se instalar na cidade para oferecer serviços médicos com realização de exames, antes só realizados em Feira de Santana ou Salvador.
O prefeito lembrou a história das administrações petistas e quando, em 1997, o PT elegeu a primeira administração, eram apenas 05 municípios na Bahia e aconteciam retaliações de todas as formas. “Nós aqui não conseguíamos firmar convênio se quer para fazer carteira de identidade”, lamentou. Para demonstrar a mudança, o prefeito fez referencia aos colegas que lotaram o palanque e apoiam de forma unanime na região o governo de Wagner, que age de forma republicana.
Walcir finalizou seu pronunciamento garantindo que em 2012, o município vai fazer o penta da administração petista.
A oposição disse que vestia saia – O senador Walter Pinheiro (PT), lembrou a reação dos integrantes da oposição no município, quando da assinatura da ordem de serviço das obras, em 11 de maio de 2009 e um pequeno grupo duvidavam que fosse realizada e chegaram a dizer que vestiam saia de concretizasse seu asfaltamento. “O momento é de festejar, de muita alegria, pois realiza o maior sonho desta gente e a obras é para todos”, falou o senador.
Presença do ministro Afonso – O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o mais votado para deputado federal no município em 2010, lembrou que Pintadas ajudou na mudança do Brasil e da Bahia. “A mudança começou por aqui. Pintadas elegeu uma das primeiras administrações petista da Bahia”, falou Florence. Ele lembrou também a execução de obra importante que esta sendo realizada em convênio com a SEDUR que irá beneficiar todos os moradores da sede, que é o sistema de coleta e tratamento de esgoto.
Viage com o CN de Ipirá á Pintadas
Começamos nossa viagem no contorno da BA-414 com a BA-052, a Estrada do Feijão e percebemos a beleza, a qualidade e a segurança, com as placas de sinalização alertando aos motoristas do contorno e indicando seu destino, Pintadas, que festejou a inauguração da estrada.
Logo, nossa equipe encontrou com um grupo de moradores de Pintadas, que aguardavam a comitiva liderada pelo prefeito Walcir Rios e pelo governador Jaques Wagner. “O transporte alternativo também ganhou novo fôlego com a recuperação da estrada. “Antigamente, a gente tinha até medo em relação a asfalto, a demora, o buraco”. Moto parava, moto quebrava. Hoje não. Hoje é tranquilo. Se sair daqui para Pintadas, vai e volta, na hora que for tudo sossegado, numa boa”, disse o mototaxista, Wilson Ramos, um dos que aguardava a carreata.
A obra beneficia 156 mil pessoas das cidades de Pintadas, Ipirá, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Mairi, Várzea da Roça, São José do Jacuípe, Nova Fátima, Capim Grosso, Mairi e Baixa Grande. Além de proporcionar mais segurança aos motoristas, recuperação favorece o escoamento da produção local, baseada na agropecuária.
O Povoado de Raspador, ás 18 km da sede, recebeu o serviço de infraestrutura e foi construído um contorno de acesso à comunidade. Outro grupo de pessoas aguardava a comitiva do governador.
O último quilometro da BA-414, chegando na cidade de Pintadas, foi duplicado, garantindo segurança e tranquilidade as famílias que moram em conjunto habitacional. O clima era de festa e uma multidão acompanhou o governador até o local de descerramento da placa.
Ao discursar no final do evento, Wagner disse que o governo estadual irá avaliar ainda a possibilidade de melhorar o acesso entre Pintadas e Capela. “Estamos realizando um sonho antigo de Pintadas e região. Também vamos começar a estudar a ligação (pavimentada) de Pintadas até Capela. Com isso estaremos interligando praticamente quatro grandes estradas: a BR-116, a BR-242, a Estrada do Feijão (BA-052) e a BR-324”, finalizou o governador Jaques Wagner.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas