Na manhã desta quarta-feira, 10, em reunião com o Ministro da Educação Fernando Haddad, em Brasília, a bancada baiana na Câmara dos Deputados apoiou por unanimidade o pleito do deputado José Nunes objetivando a construção de uma unidade completa IFET (Instituto Federal de Tecnologia) em Euclides da Cunha. O IFET é o organismo que administra as escolas técnicas federais no país e, na Bahia, tem o nome de IFBA.
Euclides da Cunha já tem, funcionando por iniciativa da prefeita Fátima Nunes, uma extensão do IFBA – Paulo Afonso onde são oferecidos os cursos de Informática e Técnico em Edificações. Esses cursos que hoje já beneficiam oitenta alunos são integralmente custeados pela Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha que paga inclusive os salários dos professores e adequou as salas do Colégio Durvalina Abreu Andrade para atender às exigências do IFBA.
Plano de Governo da prefeita Fátima Nunes, a implantação do IFBA em Euclides da Cunha contou com o apoio irrestrito do deputado José Nunes que hoje festejou em Brasília, ao lado da prefeita, mais essa vitória do povo euclidense e das cidades da região que naturalmente trarão seus filhos para se profissionalizar no IFBA- Euclides da Cunha.
Segundo o deputado José Nunes, foi fundamental o apoio dos 39 deputados da bancada baiana que se uniram em favor do seu pleito para trazer a instituição para sua cidade natal. “Euclides da Cunha receberá uma nova injeção de avanço com a chegada do IFBA. A presidente Dilma Rousseff assinará o decreto autorizando a implantação na próxima terça feira dia 16 de agosto e a partir daí, vamos todos nos empenhar para o rápido andamento do processo. A obra vai ocupar a área de 28 mil metros quarados pertencentes ao DNIT na BR 116 onde serão construídos vários prédios que receberão todos os cursos do IFBA e atenderão a 1500 alunos. Imaginem a movimentação no comércio, na locação e construção de imóveis, em fim, na geração de emprego e renda. Além de professores, centenas de famílias se deslocarão para cá com a finalidade trazer os seus filhos para estudar. Somando-se aos cursos oferecidos pela UNEB onde inclusive estamos batalhando a ampliação, Euclides da cunha se transformará brevemente num pólo de educação”, entusiasma-se o deputado.
Fonte: ASCOM