Foi encontrado pelo Geólogo Oscar Mota Mascarenhas, na Serra do Mucambo em Conceição do Coité-Ba, uma ferramenta de pedra tipo machadinha em sílex com forma biface triangular e arrestas cortantes na extremidade. O tamanho varia de 10 X 4,5 cm e de coloração marron escura.
Segundo o geólogo, este tipo de ferramenta, foi muito utilizada pelo homem “neolítico” para confecção de armas como ponta de seta, utensílios, devido a dureza do material. As arestas afiadas sâo produzidas quando fraturadas.
A origem da sílex é sedimentar, formadas em depósitos marinhos ou lacustres, compõem-se em grande parte por quartzo micro cristalino podendo conter outras variedades como calcedônia ou opala, além de impurezas de calcita, gipsita, óxidos de ferro e outras substâncias orgânicas.
“Acredito que esse material foi trazido por Índios que habitaram a região na Bacia sedimentar Jorro-Tucano onde provavelmente rocha como (sílex), havia em abundância. Achado como esse quem sabe, algum dia possa servir como incentivo a mais para pesquisas futura na área da arqueologia em nosso município”, ressaltou Mascarenhas.
Da redação CN