Faltam pouco mais de um mês para que os partidos políticos definam seus quadros para a disputa das eleições municipais do ano que vem. Até o início de outubro, quando se encerra o prazo estabelecido pela legislação eleitoral para novas filiações. Enquanto isso, conversas e especulações em torno de mudanças de legenda compõem os cenários políticos de todos os municípios do Brasil.
De acordo com a legislação eleitoral, pessoas que pretendem concorrer a cargos eletivos devem oficializar suas filiações partidárias até um ano antes da eleição. Como o próximo pleito acontece em 7 de outubro de 2012, pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador devem definir sua situação até o dia 7 de outubro deste ano.
Ao percorrer alguns municípios baianos, o CN identificou algumas situações e tendências políticas rumo as eleições 2012. Participem através do link “comente a matéria” e fale sobre o momento atual da política em seu município, contudo, respeitem as normas para tal, pois não aceitamos difamação nem calúnia aos prefeituráveis ou qualquer outra pessoa aqui citada.
Água Fria – Prefeito do PP pode ser candidato único
Um fato inédito pode acontecer em Água Fria na eleição de 2012, pois, em um momento em que a política e as opiniões divergentes são discutidas, forçando lançamentos de mais de uma chapa na disputa eleitoral, o progressista Adailton Nunes de Souza Leão, pode ser o único candidato a prefeito do município.
Ele vai para a reeleição e vem realizando uma gestão de boa vivência com todos, se configurando, de fato, como o governo de todos de Água Fria.
Santanópolis – PP pretende desbancar o PMDB
Apesar da luta interna no seu grupo político, o progressista Joselito Antônio de Assis, que obteve 2.926 votos na eleição de 2008, perdendo para Juarez Almeida Tavares (PMDB), e que conta com apoio dos vereadores Pedro Apóstolo Gomes Brito, Jeilson Cerqueira Lima e Manoel Cerqueira Costa, todos do PP, garante que vai ser candidato a prefeito e que ganhará a eleição para Tavares.
Joselito disse ao CN que começou a disputa no dia seguinte, após certificar-se de sua derrota na eleição de 2008, pois, garante ter o melhor projeto de desenvolvimento para seu município, que, apesar de pequeno, tem um potencial muito forte, principalmente na agropecuária e na agricultura familiar. O problema maior até o momento é saber que três edis do seu partido apóiam o pmdebista na câmara municipal
Valente – Ubaldino não vai a reeleição, pois já é reeleito, mas garante está firme para fazer seu sucessor
Ubaldino tem realizado um trabalho muito semelhante ao que vem fazendo aqueles que pretendem lutar para a reeleição. Do outro lado Ismael Ferreira PT deverá ir para a terceira tentativa consecutiva. Se prevalecer a persistência de Lula, Ferreira deve acreditar que “ água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, só que pelo jeito deverá se virar sozinho”, pois o companheiro Wagner (PT), ao que percebe, não vai interferir na eleição de Valente, pela forma “diplomática” como tem tratado os principais líderes políticos da situação do município. Ubaldino Amaral, que está “doutorado” em política, depois de quase oito anos de prefeito, disse que a “situação é tranquila”
Monte Santo – Todos no mesmo partido
Apesar de o deputado Vando (PSC) dizer que a situação política de Monte Santo está sob controle e que vai unir os pré-candidatos a prefeito, quatro no total, o ex-prefeito Jorge Andrade, disse que já decidiu e vai sair candidato a prefeito pelo PP.
Para isso, Jorge já foi a Salvador comunicar este desejo ao ministro das Cidades, Mário Negromonte. “Vamos lá, queremos que o prefeito de Monte Santo seja progressista”, disse Negromonte.
A coisa parece ser diferente do que pensa o empresário Sidney, que também é pré-candidato. Em sua opinião, todos os pré-candidatos do grupo deveriam está no mesmo partido, como, segundo ele, é desejo do líder maior da política no município, o deputado Vando.
Capela do Alto Alegre – Beto e Romeu disputam o PSB
O vereador Luiz Romeu Oliveira, o mais votado na eleição de 2008, está decidido a sair do PSB, caso o diretório estadual não lhe dê a presidência da comissão provisória no município. Atualmente, o partido estar sem comissão municipal, pois foi extinta em função do prazo de validade vencido e não foi renovada até o momento, porém, Romeu já manteve contato com a direção estadual.
O vereador Valdoberto Martins dos Santos, “Beto”, já fez o mesmo e também mantém a mesma posição. “Só fico no PSB, se tiver o comando”, garantiu Martins.
Toda esta disputa gira em torno da situação municipal, pois os dois foram eleitos pelo PSB, porém, Beto passou a fazer parte da base aliada do governo municipal e Romeu manteve-se na oposição e agora estão na quebra de braço para saber com quem o PSB vai marchar na eleição de 2012. Resta saber quem será o escolhido do PSB.
Serrolândia – Prefeito e vereadores deixam o PSB e vão para o PCdoB
O PSB também vai sair perdendo no município de Serrolândia, pois o prefeito Gildo Mota Bispo se filiou no PCdoB, acompanhado do vereador João Wilson Santos Novais, o segundo mais votado na eleição de 2008 e do ex-prefeito Zeca Matos.
A passagem do PSB para o PCdoB aconteceu de forma festiva no sábado (27/08), com um “mega” evento organizado no clube CRESS e contou com a presença do deputado federal e presidente da legenda na Bahia, Daniel Almeida, e do superintendente da SUDESB, Bôbô.
Gildo sai do PSB, porém, o partido permanecerá na sua base deixado por uma questão de “arrumação” na política local. A festa dos comunistas será compartilhada com os socialistas, que também estiveram presentes.
Riachão do Jacuípe I – PT define em setembro se terá candidatura própria para prefeito
A presidente da comissão provisória do PT, Mara Silva, falou ao CN que no dia 04 de setembro o partido estará reunindo seus filiados para definir se terá a candidatura própria a prefeito na eleição do próximo ano. A reunião foi acertada com o deputado federal Rui Costa, que garantiu a presença. Enquanto a reunião não acontece, dois nomes vão surgindo com a possibilidade de disputar a eleição municipal e se não houver entendimento e o partido decida pela candidatura própria, é possível que haja prévias para escolha entre os nomes do estudante Mateus Martins e do bancário Raimundo Carneiro, “Raimundo da Caixa”. Mateus não assumiu a postura de pré-candidato, mas, Raimundo estar decidido a disputar e garantiu “chegar” pra perto e começar os contatos para viabilizar este desejo.
Riachão do Jacuípe II – DEM e PSDB vão ficar sem nenhum vereador na Câmara
O Democrata deverá ficar sem nenhum vereador na Câmara de vereadores. O vereador Antônio Marcos de Oliveira Silva, “Marquinho Maluco”, já decidiu e vai para o PP, levando em consideração o bom relacionamento com o deputado federal João Leão. Eleito pelo Democrata, na prática, Marquinhos sempre acompanhou as orientações políticas do prefeito Lauro Falcão, que é oposição do DEM, porém, a direção da comissão provisória da legenda nuca reagiu a este comportamento do vereador. Com a saída de Marquinho, restou José Carlos de Matos Soares, “Carlinhos”, que sinaliza, porém não assumiu de público este desejo, sua passagem para o PDT, para onde foi à pré-candidata Tânia Matos. Além do DEM, o PSDB também deverá ficar sem representação na câmara, pois o único vereador da legenda, o atual presidente José Antônio Ferreira Brito Júnior, “Juninho”, deverá também procurar outro “ninho”, que não seja dos tucanos.
Conceição do Coité I – Tom garante que vai aumentar a base do DEM
Ao contrário do cenário estadual, quando os políticos estão saindo do Democrata, o deputado Tom Araújo vem realizando um trabalho de filiação em Coité e garante que o partido terá candidato a vereadores com chances reais de vitória e a base será ampliada a partir de janeiro de 2013. O vereador José Raimundo Oliveira é o único Democrata da Câmara, porém age como progressista pela afinidade com o deputado federal João Leão. Tom não quis dizer quem são os futuros Democratas, mais garantiu que são “puxadores” de votos e o partido sairá ganhando. Quando a possibilidade de candidatura própria a prefeito, o parlamentar negou esta hipótese, pois por uma questão local, o DEM deverá continuar caminhado juntamente com o PP. A política local em Coité passa longe da estadual.
Conceição do Coité II – Dr. Leonardo vai ficar mesmo no PCdoB
O presidente da FETAG, Cláudio Bastos esteve sexta-feira,26, à noite na cidade de Conceição do Coité, acompanhado do presidente da comissão provisória do PCdoB de Retirolândia, onde jantou com o médico Leonardo Araújo. Na pauta, dentre tantos assuntos políticos, eles conversaram sobre a eleição de 2012 e a criação da comissão provisória do PCdoB em Coité. O médico que coordenou a campanha do ex-comunista e deputado federal Edson Pimenta, parece, pelo menos os últimos encontros entre o jovem político com o presidente estadual da legenda, deputado Daniel Almeida e, agora, com Claudio Bastos, vai assumir o partido em Coité e consequentemente não acompanhará Pimenta no seu voou para o PSD.
Coité III- Wagner pergunta a Assis se está firme para 2012
O governador reencontrou o companheiro petista Assis de Conceição do Coité, “aquele com quem comeu sal e levou poeira na cara no inicio da caminhada”. O reencontro foi na subida do palanque na cidade de Pintadas-Ba, na ocasião da inauguração da BA 414 , trecho Pintadas / Ipirá. O governador ao observar o companheiro o cumprimentou e fez a rápida pergunta: está firme para 2012? Assis dentro do seu estilo só gesticulou que sim.
Assis se frustrou com o companheiro na eleição passada, acabou perdendo para Renato Souza, andou chateado, mas arregaçou as mangas e foi para o campo e deu outra grande votação ao governador e toda a chapa. Os petistas esperam que o governador faça justiça agora.
Por outro lado, aquele “grande inimigo” político é Renato Souza, que além de se aproximar do governo, é do PP que é tido como um dos grandes responsáveis para ajudar na reeleição do governador. Faca de dois gumes para o “ Galego” que já fez declarações e demonstrou muita afinidade a favor de Souza.
.
Retirolândia – André não sabe para onde vai
O pré-candidato André Martins, filho do “cacique” político, prefeito por três mandatos, Adevaldo Martins, ainda não definiu para que partido vá. Atualmente é filiado ao DEM, mas estar decidido a deixar o Democrata, partido que tradicionalmente pertence a sua família e por onde seu pai, seu tio Adelidio Martins e seu primo, Adelidio Júnior, disputaram as eleições as eleições (Lembrando-se da Arena, PFL e DEM). A ideia inicial é o PSD, porém, há dúvida quando a legalização da legenda e não quer correr risco. O impasse que toma conta da “cabeça” do jovem advogado é a decisão de ir para outro partido e como fica junto ao deputado Edson Pimenta, de quem estar recebendo apoio e recentemente o parlamentar rompeu com Noé Silvestre porque não quis lhe acompanhar na mudança de partido. Agora é só esperar até o inicio de outubro para vê o que vai acontecer.
Queimadas – Lázaro vai para o PT
O vereador Lázaro José dos Santos Silva, decidiu e vai sair mesmo do Partido Verde e estar de malas prontas para pousar no PT. Sua assessoria garantiu que vai fazer uma festa bem maior do que fez o prefeito Sérgio Brandão na sua filiação. Lázaro era considerado um dos mais combatentes vereadores do parlamento municipal na bancada oposição. Ele foi um dos responsáveis pela denuncia de que o prefeito estaria doando material de prédios escolares abandonados cujo assunto foi pauta no CN.
Lázaro chegou a cogitar ser candidato a prefeito em 2012. Na sua ida para o PT, este plano fica adiado, pois existe uma determinação do diretório estadual do partido que nos municípios onde o prefeito seja candidato a reeleição, não haverá prévias internas. O verde, que dentro de breves dias estará vestindo vermelho, acredita que Serginho não poderá ser candidato a reeleição por problemas judiciais. Agora é esperar para vê.
Deputado Mario Júnior comemora adesões de 33 prefeitos ao PP. Veja a lista prefeito dos novos progressistas.
O deputado estadual mais votado do PP nas eleições de 2010, como 113.398 votos e o segundo entre os eleitos, Mário Negromonte Júnior disse ao CN que estar satisfeito com o crescimento do partido na Bahia e prova disso é o número de prefeitos que aderiram ao partido durante o Congresso Nacional dos Progressistas que aconteceu no inicio do mês em Salvador e deveram efetuar nos próximos trintas dias suas filiações, sendo acompanhados pelos vereadores e lideranças políticas.
O parlamentar destacou o trabalho que o ministro das Cidades e presidente da legenda na Bahia, Mário Negromonte tem realizado resultando no crescimento do partido. “O PP é um partido que cresce com respeito e aproveitando este momento, eu sei que o Ministro tem trabalhado por todo Brasil, porém, lhe peço para olhar de forma especial e com carinho pela Bahia”, falou Mário Júnior. Ele festejou a adesão de 33 prefeitos, sendo que 13 deles são ligados diretamente ao seu mandato.
Saiba quais os prefeitos que vão se filiar ao PP:
Araci – Maria Edneide Torre Silva Pinho (DEM)
Belo Campo – César Ferreira dos Santos (DEM)
Boa Vista do Tupim – Hiram Campos do Nascimento (PSDB)
Caturama – Hugo Guedes Mendonça (PTB)
Cândido Sales – Jaimilton Souza Acioly (PMDB)
Cansanção – Ranufo da Silva Gomes (PMDB)
Camacan – Maria Ângela da Silva Cardoso Castro (DEM)
Cocos – Alexanaldo Correia Moreira (PR)
Cristólopes – Antonio Xavier dos Santos (PMDB)
Conde – Antonio Eliud Souza de Castro (PMDB)
Formosa do Rio Preto – Manoel Afonso de Araújo (PMDB)
Ibirapua – Edvaldo Carvalho dos Santos (PTC)
Itaberaba – João Almeida Mascarenhas Filho (DEM)
Itapitanga – Dermival Dias Ferreira (PSB)
Itatim – Raimunda da Silva Santos (PSDB)
Jacobina – Valdice Castro Viera da Silva (DEM)
Jituana – Edisio Cerqueira Alves (PMDB)
Jucuruçu – Manoel do Carmo Loyola Paixão (DEM)
Lafaite Coutinho Zenildo Brandão Santana (PMDB)
Lajedão – Danilo Rodrigues Fraga (PHS)
Medeiros Neto – Adalberto Alves Pinto (PHS)
Ouriçangas – Nildon da Silva (PMDB)
Salina das Margaridas – Wilson Ribeiro Pedreira (PMDB)
São Domingos – Izaque Rios da Costa Júnior (DEM)
São Felix do Coribe – Helvio José Estrela Ramos (PR)
Sátiro Dias – Joaquim Berlamino Cardoso Neto (PR)
Santa Terezinha – Agnaldo Figueiredo Andrade (PTdoB)
Riachão do Jacuípe – Lauro Falcão Carneiro (PMDB)
Terra Nova – Francisco Hélio de Souza (PMDB)
Tremendal – José Carlos Vieira Bahia (PSC)
Valente (PSC) – Ubaldino Amaral
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas