Acreditando na construção cotidiana dos novos cidadãos imbuídos de responsabilidade social no processo de segurança pública foram formados na manhã de terça feira, 30, no Centro Cultural Ana Rios de Araujo da cidade de Conceição do Coité-Ba, 175 alunos da 2ª turma do PROERD (Programa Educacional de Repressão as Drogas), programa este oriundo da parceria formada entre a Polícia Militar, através 4ª Cia PM do 16º Batalhão, Prefeitura Municipal do município, através da Secretaria de Educação, Conselho Comunitário de Segurança Pública de C. do Coité e apoio de comerciantes locais.
Desta forma através de aulas semanais, num período de quatro meses, nas escolas do município de Conceição do Coité-Ba, realizadas pelo instrutor PROERD, O Soldado PM Leandro. O programa objetiva a conscientização de crianças e adolescentes para o perigo do uso de entorpecentes e os reflexos na vida social. A partir desta visão holística, diversos setores do município apoiam o programa, o qual já manifesta reflexos nos jovens desta cidade, através da redução dos índices de criminalidade.
Essa turma contemplou alunos das Escolas Ana Rios de Araujo, Professor Sizenando e Educandário Batista. Durante o ato de formatura, os novos alunos proerdianos apresentaram peças teatrais e musicais falando sobre o perigo das drogas e como evitá-las.
Prestigiaram o evento o comandante do 16º BPM tenente Coronel Vitor, a secretária Municipal de Educação Profª Genilda Mota Ramos, o presidente da Câmara de Vereadores José Jailmo Pereira Gomes, “Nego Jai”, o secretário de Gabinete Eudes Matheus, representando o prefeito Renato Souza, o venerável da Loja Maçônica Acácia Coiteense Marcos Aurélio Calado e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de C. do Coité Eduardo Cedraz Mamede, além de representantes de vários segmentos da sociedade.
“Todos os presentes se emocionaram com a alegria das crianças durante todo o evento. Cantaram e pularam com toda a energia própria da idade. Todos foram presenteados. Muitos colaboradores foram ver de perto a formatura do alunos. Foi uma grande mobilização, uma verdadeira corrente do bem”, comemorou Joilson Lessa, comandante da 4ª Cia PM, ele também agradeceu a participação de todos envolvidos no programa e afirmou que o PROERD era um sonho que se tornou uma grata realidade e que veio para ficar e, consequentemente colaborar com a formação dos futuros cidadãos. O comando juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação já anunciaram que mais 200 crianças serão contempladas no 2º semestre.
Da redação * com informações e fotos do 16º Batalhão