O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Retirolândia festejou em grande estilo, pela primeira vez, o dia dos pais. O evento aconteceu no domingo (14), à tarde e centenas de trabalhadores lotaram o salão de eventos do Clube Social Itatiaia. Segundo o presidente da entidade, João Nilton Ferreira de Santana, a intenção, tomando como exemplo o resultado positivo desta primeira edição, é realizar todos os anos, de forma que seja transformada em tradição.
“Piter”, como é conhecido João Nilton, disse que foram contratados quatro grupos musicais que tocaram durante toda tarde, entrando pela noite e durante os intervalos foram sorteados diversos brindes que foram doados pelo comércio local, dentre eles uma moto 0 km, cujo felizardo do sorteio foi o agricultor familiar José Nilton de Oliveira, residente na Fazenda Contador.
Num ambiente de descontração, aconteceram diversas brincadeiras e o aposentado Otávio Ferreira, que nasceu, conforme ele mesmo disse, em janeiro de 1930, portanto tem 81 anos, subiu ao palco para receber o prémio do pai com maior quantidade de filhos e teve que dizer o nome de todos. “Seu” Otávio mora na Rua Cajazeira, ficou viúvo e depois casou-se pela segunda vez, resultando na paternidade de 14 filhos. Ele recebeu do presidente da FETAG, Cláudio Bastos um aparelho de DVD.
Para Cláudio, é fundamental comemorar o dia dos pais e aproveitar a oportunidade para discutir o futuro do município, principalmente por causa da aproximação da eleição e a necessidade de construção de um projeto que deixe Retirolândia cada vez melhor. “A FETAG quer discutir com cada um de vocês esta possibilidade, que é real”, garantiu Bastos. Ele finalizou seu pronunciamento destacando o poder de liderança do diretor financeiro do STTR, Noé Silvestre.
O padre Antônio Elias, vigário da Comunidade de Santo Antônio, elogiou a iniciativa do STTR em realizar o evento e falou da força de um pai, citando alguns trechos bíblicos e finalizando, disse que “Deus é Pai de todos nós e está sempre abençoando as famílias”. “Veja com muita alegria a realização deste evento”, disse o padre.
Força do movimento sindical – O presidente da UNICAFS/Bahia, Urbano de Carvalho, destacou a força do movimento sindical e das pessoas que fazem parte, pois tem compromissos com o povo. “Lula saiu do movimento sindical e foi presidente da republica por oito anos. Wagner, do mesmo jeito e agora vamos trabalhar para em 2012 e o próximo prefeito do município sairá também do movimento sindical”, garantiu Carvalho.
O vereador Agnaldo Lima (PMDB), disse que Noé Silvestre poderá ser este nome, pois é guerreiro, determinado, sabe buscar os projetos para melhorar a vida do povo e com qualidade. “Quando falo em Noé e sua capacidade de conseguir projeto, me lembro do PETI e Retirolândia foi um dos primeiros municípios a conquistar e Noé é um dos responsáveis por isso”, falou Agnaldo. Ele lamentou por não ter votado em Noé em 2008 e garantiu seu apoio, caso seja candidato em 2012.
O deputado federal e presidente do PCdoB/Bahia, Daniel Almeida, pai de quatro filhos, o mais novo tem nove anos, disse que na vida tem que haver projetos coletivos e ninguém se realiza sozinho. Ele contou que é parte dos projetos que estão sendo executados no Brasil e na Bahia e estará sendo parte do projeto a ser executado em Retirolândia a partir de 2013, “e Noé irá encabeçar este projeto”, falou o parlamentar, arrancando aplausos.
A força do PCdoB no município – Daniel Almeida garantiu apoiar desde já este projeto, pois percebe a força que o PCdoB tem no município. “Em 2008, o “65” (Referindo-se ao PCdoB), foi muito bem votado. Em 2010, o PCdoB, um deputado do “65”, foi o mais votado, porém, ele se afastou deste projeto e agora, aqui no município, outro “65”, chega para não deixar ninguém desamparado”, finalizou o parlamentar.
Noé Silvestre garantiu ao povo que Daniel não irá lhe abandonar e que, o povo pode acreditar, que ele não abandona os mais pobres por causa dos ricos. “Nós estaremos sempre juntos”, finalizou o líder Sindical.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas