Uma grande reunião foi realizada na noite de sexta-feira, 12, no Clube Mandacaru em Riachão do Jacuípe, envolvendo militantes e políticos do grupo que sempre deu sustentação as campanhas políticas do saudoso Valfredo Carneiro Matos, o Valfredão. O encontro serviu para dá uma “injeção de ânimo” para iniciar a pré-campanha rumo à sucessão municipal, pois, na formação da mesa, além da líder Tânia Matos, viúva de Valfredo, estiveram presentes vários pré-candidatos a vereador e lideranças políticas que na eleição passada estiveram no palanque do atual prefeito Lauro Falcão, a exemplo de Doutor Simão, Nem de Aureliano, Milton da Coelba, Alana Adrielle, Teodomiro Paulo, entre outros nomes da política local. Fez parte também da mesa o vereador Ninho Motoboy (PRP) que defende a união das oposições.
O ato serviu também para dizer mesmo que de forma indireta, que Tânia deverá se candidatar pelo PDT, inclusive a data dia 12, foi escolhida para o encontro com o objetivo de fazer com que as pessoas comecem a mentalizar o novo número da futura candidata. Tânia deixa o DEM legenda que elegeu seu esposo e por onde concorreu em 2008 e foi derrotada, para ingressar no PDT, quando está sendo aguardada mais uma grande concentração do dia de sua filiação.
A organização do evento colocou centenas de cadeiras no salão, mas o público participante foi muito maior. Muitas pessoas ficaram na área externa do clube e um fato positivo avaliado por João Francisco Carneiro, do bairro Bela Vista, foi a presença permanente do povo, pois, foram quase três horas de atividades e as pessoas com muita atenção permaneceram do inicio ao fim.
O público presente assistiu inicialmente a um vídeo com Valfredão quando prefeito do município, onde mostrou o líder e algumas das principais ações quando governou o município em dois mandatos. Na trilha musical, uma musica que marcou os seguidores de Matos, tocada na abertura do seu programa na Rádio Jacuípe. No mesmo vídeo, imagens de Tânia em comícios no ano de 2008, muita gente não conteve a emoção.
O salão já estava totalmente lotado quando Tânia chegou ao clube e ao som de Mulher Brasileira, de Benito de Paula, ela passou pelo corredor humano recebendo os cumprimentos das pessoas. Após a formação da mesa foi entoado o hino nacional brasileiro.
A repórter Alana Adrielle que até o fim do ano passado esteve no grupo do prefeito Laurinho, deixou o grupo e já está fazendo campanha contraria e como candidata a vereadora. Ao usar da palavra disse está feliz participando do grupo de Tânia, falou que a quantidade de pessoas que lá estiveram é a prova do amor que as pessoas tem para com ela, pediu perdão por algo que tenha desagradado na eleição passada. “Como posso pedir desculpas?” em seguida leu um pequeno poema para Tânia Matos.
Abrão do Campo Alegre, disse que se sente fraco para encarar uma luta dessa, mas quando está junto com os amigos fica forte, disse que o município não pode ficar do jeito que se encontra,”Riachão merece dias melhores e só depende de cada uma de nós”, conclamou.
João Pitu, amigo da família de Valfredo, disse que Tânia precisava fazer uma reunião dessas para ver a força do grupo que herdou a liderança política do Valfredão.
O diretor sindical Teodomiro Paulo falou que ainda não é a política, “é apenas uma reunião pra ver como é que está a força. Falou da competência de Tânia que para ele tem de sobra para administrar o municipio.
Carlos Matos, vereador conhecido pela sua postura de oposicionista, revelou para o público presente que o grupo está firme, e que tem pessoas querendo conversar, disse está aberto para conversa, mas precisam ser comprometidas com as pessoas carentes. ”Precisa falar a nossa língua, comer da mesma comida e sentar no mesmo chão”. Carlinhos está confiante de que agora é a vez de o município ter um governo que volte a olhar para as estradas, para os hospitais e para o povo carente de modo geral.
“Não estamos aqui para desqualificar ninguém, eles quem se desqualificam com suas próprias ações, vamos conversar com todos os grupos, Tânia estamos juntos para o que de e vier”, falou entusiasmado para o delírio do público.
“Dr Simão” que foi do grupo de Valfredo e deixou por uma temporada tendo feito parte do governo de Lauro Falcão, disse em seu pronunciamento que o bom filho volta pra casa e com muita satisfação volta para o 12, (PDT). “Para apoiar um grupo, tem que ter fidelidade a Tânia Matos e Valfredo, ai está Simão, mas se não tiver, eu não vou entrar em falcatruas, não vou lavar a roupa de ninguém”, disse . Ele é pré candidato a vereador e tem o desejo de eleger a primeira mulher da história de Riachão do Jacuipe.
Usaram da palavra mais de dez pessoas, todas com o mesmo propósito de mudança, embora alguns deles não declarassem o apoio a Tânia, estiveram presentes e desejam a união das oposições, como é o caso de Milton da Rodoviária que disse que não podia deixar de está presente no evento de Tânia, já que a cerca de três semanas, ele promoveu um evento e ela prontamente atendeu ao convite.
Raimundo Chuá, outro companheiro histórico do grupo e presidente do DEM no município, a saída de Tânia do partido não abala a boa relação,” ela tem consiencia que fez algo para o bem de Riachão”, disse.
Catarino da loja que foi candidato a vice na chapa de 2008 permaneceu firme no grupo e disse que tem as vaidades como qualquer pessoa, mas que suas vaidades estão muito abaixo do amor que tem a Riachão.
Para encerar, o publicou ouviu atentamente a pré candidata Tânia, que antes recebeu homenagens e uma camisa de presente ofertada por Toninho da CTI , que leva a foto e uma frase do ex-prefeito Valfredo de Matos, Tânia recebeu muita emocionada a lembrança.
O público ouviu atentamente o que estava sendo esperado pelos correligionários, e a mensagem foi de comprometimento e a certeza de que com este grupo as famílias são mais respeitadas. Justificou que sua saída do DEM foi a necessidade de criar mais um partido que venha a contribuir para o aumento do tempo nos programas eleitorais de rádio e conseqüentemente dá maior oportunidade aos candidatos a vereador.
Por: Raimundo Mascarenhas texto e fotos