Na manhã de segunda- feira (08), data comemorativa ao padroeiro, que tem o mesmo nome da cidade, São Domingos, o prefeito Izaque Rios da Costa Júnior (DEM), entregou à comunidade do Conjunto Durval Simões, uma unidade de saúde da família, a segunda construída na sede do município. A unidade de saúde leva o nome de “Dona Hermínia”, a primeira parteira da comunidade que de forma voluntária, atuava na profissão desde que São Domingos era distrito de Valente. Dona Hermínia faleceu há cinco anos e um dos seus filhos, Sérgio João dos Santos, “Zome da Embasa”, representou a família no ato.
O ato festivo começou ás 10h em frente à Prefeitura, na Praça Izaque Pinheiro da Costa, onde as autoridades se reuniram e saíram em caminhada, acompanhando a Fanfarra Eugênia Freitas, da Escola Nelci Novais, até a Rua Bela Vista, onde foi construída a Unidade de Saúde.
Segundo o secretário de saúde, Izaque Pinheiro da Costa Neto, a USF inaugurada vai reduzir o movimento no Hospital São Domingos, pois as ações dos PSF s priorizam as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das famílias de forma integral e continua. “Aqui teremos sala para vacinação, atendimento de saúde bucal, sala de curativos e vão trabalhar com território de abrangências, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agente de saúde”, falou o secretário. Ele lembrou também que a secretaria de Saúde trabalha em conjunto com outras Secretarias.
Município pioneiro nos programas de saúde – Durante seu pronunciamento, a vereadora Givalda Vieira dos Santos Araújo (DEM), presidente da Câmara, destacou a importância da profissional da área de saúde, Reinilda Vieira, que irá dirigir a USF, que reconhece os direitos do cidadão e irá fazer um bom trabalho na comunidade.
Ela também lembrou o esforço do médico Luiz Delfino para implantação dos programas agentes de saúde de programa saúde da família, teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção básica na saúde e foi implantado em São Domingos dois anos depois, ou seja, em 1996.
Luiz Delfino foi o primeiro secretário de saúde do município, diretor do Hospital e atua como médico do município. Ele disse ao CN, que São domingos foi o primeiro município da região do sisal a implantar estes programas.
Assinaturas de convênios para construção de barragens – No mesmo ato de inauguração da USF, foi assinado dois convênios, com a Associação Santantoniense de Desenvolvimento Comunitário, do Distrito de Santo Antônio, representado pela presidente Luzia Martins de Santana e Associação de Desenvolvimento de Sítio Novo, que tem como presidente Elenaide Queiróz Portugal, para construção de 45 cisternas em uma destas comunidades. Presente ao evento, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, Dermival Oliveira júnior, destacou a importância dos convênios assinados, principalmente por se tratar de uma região com dificuldade de água potável. Ele mostrou-se interessado em atender aos pedidos do prefeito Izaque Júnior para limpeza das Barragens da sede, Penhasco, Caititu e Tamanduá, que armazenam água potável.
Cargo indicado por Mário Negromonte – Dermival Oliveira declarou que sua presença na CAR foi indicação do ministro das cidades, Mário Negromonte e que este cargo é importante para o semiárido. Um fato que chamou atenção do “Val”, como é conhecido, foi à harmonia que existe no município entre o prefeito e vice. “Quero dizer a todos a importância de votar na pessoa certa. Nós pedimos votos para Mário Júnior e Leão e os resultados apareceram”, concluiu. Ele também aproveitou para destacar a seriedade e honestidade do “padrinho”.
Presença do deputado Mário Negromonte Júnior – O prefeito Izaque Pinheiro, demonstrando muita confiança no grupo político criado pelo seu pai, Izaque Pinheiro da Costa, que faleceu ha mais de uma década, vitima de acidente automobilístico, disse ao deputado progressista Mário Júnior, filho do ministro das Cidades, Mário Negromonte, que na próxima eleição para deputado, em 2014, o grupo “Izaque Pinheiro”, não irá se dividir e “vamos apoiar um só deputado Mário Júnior, e se ele optar por uma candidatura para federal, eu serei candidato a deputado estadual”, falou Júnior ao CN.
Durante o pronunciamento, Izaque disse que o jovem deputado tem sido importante para o município e por intermédio dele foi realizado o plano diretor, calçamentos, a praça de Santo Antônio, que está sendo licitada e contribuirá para fortalecimento do potencial turístico da comunidade que fica as margens do Rio Jacuípe e o Ginásio de Esporte, uma emenda do deputado Leão.
Continuando enumerando as ações administrativas, o chefe do executivo lembrou as casas construídas e reformadas em Vila África, além do sistema de abastecimento d’água e das 30 casas do programa minha casa minha vida. “Lembro também da duplicação, da iluminação da Praça Izaque Pinheiro e tantas outras ações”, concluiu o prefeito.
O deputado “soltou” um sorriso de alegria ao ouvir de Izaque Pinheiro que deverá deixar o DEM juntamente com seu vice-prefeito, Domingos Nafitel e poderão ingressar no PP.
Deputado que São Domingos adotou – Mário Júnior foi o segundo deputado mais votado no município na eleição de 2010, obtendo 845 votos e foi anunciado pelo locutor com “deputado que São Domingos adotou”. “Agradeço a Izaque por ter assumido minha campanha aqui no município”, falou o parlamentar ao iniciar seu pronunciamento.
“Chego a São Domingos para ficar e se eu fizer um compromisso de ajudar a comunidade, vou honrar e vestir a camisa do município”, continuou Mário Júnior. Ele disse também que sua presença na cidade era para renovar o compromisso de trabalhar e ajudar a resgatar a dignidade do povo, principalmente da zona rural, levando água e energia.
Quer “Natanael ou Nafitel” como prefeito – Mesmo com um papel com os nomes das autoridades anotadas, o deputado Mário Júnior errou o nome da pessoa que quer com prefeito a partir de janeiro de 2013. Ao citar “Natanael”, na saudação ao vice-prefeito, o deputado queria “Nafitel”. Ele sorriu ao perceber o erro e justificou o encontro que tinha participado com um amigo que chamava Natanael, antes de chegar à solenidade. Nafitel não se incomodou com a troca dos nomes, disse ao CN que quer mesmo seu apoio na eleição de 2012 e na gestão.
E o vice? Nafitel vai ser o candidato a prefeito e o vice está na “quebra de braço”. O novo presidente da comissão provisória do PP, o advogado Rafael Rios disse ao CN que o prefeito não quer seu nome. A ex-prefeita Maria da Conceição, “Dona Mizinha”, também não é simpática ao advogado, porém, ele garante que não vai desistir fácil e irá lutar para ocupar sua vaga. Ambos estiveram na mesma de trabalhos durante o ato da inauguração da USF.
Nadinho vai sair do PP – O vereador Edinoaldo Ferreira Lopes, “Nadinho Ferreira”, ainda não curou do “golpe” de ser destituído da presidência do PP local. Ele foi substituído pelo advogado Rafael Rios e diante deste fato disse ao CN que sairá do partido e não sabe para aonde vai. Rafael não acredita nesta hipótese e até pousou para uma foto abração do com parlamentar, que está irredutível: “já fiz a carta e vou sair do partido”. Nadinho teve 263 votos na eleição de 2008.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas