Na tarde da quarta-feira (14) prefeitos do oeste baiano e região sisaleira se reuniram com o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, no Ministério da Educação, para solicitar a instalação de dois campi da universidade federal nas regiões. Com a presença de deputados federais, a reunião foi intermediada pelo prefeito Luiz Caetano, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).
De acordo com a prefeita de Itiúba, Cecílio Petrino, “a região sisaleira baiana é a maior produtora de sisal do país. Lá temos três consórcios municipais e três territórios de identidades reunidos em prol desse campus. Já formamos uma comissão mista com professores da UFRB, com representantes dos consórcios e dos territórios para elaborar um projeto executivo comprovando a necessidade e viabilidade de um campus da região”.
A prefeita também se surpreendeu com a presença de seis deputados federais na reunião. “Quero agradecer a presença de tantos deputados nesta reunião. Isso mostra que teremos mais apoio em nosso pleito pela faculdade”.
Prefeito de Santana e presidente da Amorvale, Marcão Cardoso também aproveitou a reunião para solicitar mais uma vez o campus da universidade federal na região do oeste baiano, mas precisamente na região do Rio Corrente, na cidade de Santa Maria da Vitória.
“Somo gratos pelos campus federais que foram anunciados na Bahia recentemente pela presidente Dilma. Mas, entendemos que a região do Rio Corrente ficou desatendida. São mais de 250 mil habitantes, sendo 11 municípios nessa região e mais 16 da Amorvale. Lá não temos nenhum escola técnica federal, nenhum faculdade pública. O ensino superior na região é feito por faculdades à distância”, destacou Marcão ressaltando a necessidade um campus da faculdade federal na região.
Todos os deputados presentes foram unânimes em afirmar que os anúncios das faculdades e institutos federais ajudarão a desenvolver a Bahia educacionalmente, mas que ainda não tirará o estado do déficit educacional construído ao longo de anos.
Para o prefeito Luiz Caetano, “a reunião foi proveitosa. Conseguimos o primeiro dos nossos objetivos que foi colocar os prefeitos cara-a-cara com secretário Paim, o próximo será continuarmos a interlocução junto aos deputados e ao MEC para que nosso pedido seja atendido”.
Estiveram na reunião os deputados, Nelson Pelegrino, Valmir Assunção, Emiliano José, Rui Costa, Daniel Almeida, Amaury; os prefeitos, Carroça, Cláudio Dourado, Padre Amaro, Luiz Caetano, Marcão Cardoso, Osni, Cecília Petrino, Carlinhos, Ranufo e Dr. Joaquim. O superintende da UPB, Júnir Muniz, e o secretário Extraordinário Estado e União, Joelson Meira, também estiveram presentes.
Fonte: UPB