O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Euclides da Cunha vem fazendo uma revolução silenciosa para melhorar a qualidade de vida de setores mais carentes da população. Um dos seus projetos. O “Convidativa”, voltado para a pessoa idosa, oferece várias atividades, entre elas, ginástica e alongamento para melhorar a flexibilidade, a expressão corporal e a respiração, fortalecendo a auto-estima, o equilíbrio e a coordenação motora do idoso.
As sessões são realizadas na unidade da Nova América às quartas e quintas feiras com a orientação do professor de educação física Denildo Dias e acompanhamento da assistente social Regiane Barboza.
O projeto visa ampliar o conhecimento sobre direitos e deveres do idoso e trabalhar a questão do envelhecimento ativo e saudável resgatando da melhor idade a convivência social prazerosa através das atividades realizadas gerando possibilidades de retirar muitos idosos da situação de isolamento e exclusão a que são submetidos, buscando acima de tudo uma melhor qualidade de vida.
O CRAS oferece também vários cursos profissionalizantes, entre eles:
Cabeleireiro – Curso completo incluindo ética profissional, processamentos químicos como relaxamento, escovas inteligente e definitiva, colorimetria, cortes unissex, reconstruções capilares, e terapia capilar.
Depilação – Técnicas e cuidados
Manicure- Técnicas e cuidados
Artesanato – Arte e decoração com materiais recicláveis
A oficina de artesanato que trabalha basicamente com aproveitamento de materiais vem resgatando valores da cultura sertaneja. É uma oficina que tem como matéria prima a cabaça que além de estar presente em diversas culturas, é aqui explorada com a representação do cotidiano de pessoas simples; homens, mulheres e crianças do povo. São figuras como a trabalhadora rural, a bordadeira, a tricoteira, a fofoqueira, e até mesmo profissionais como enfermeiras e auxiliares de serviços gerais. São figuras marcantes no contexto social onde as mulheres guerreiras do sertão interagem de forma graciosa.
Os materiais utilizados na confecção das peças são; cabaça, tecido, sementes, cipó e bambus, entre outros utilizados nesta oficina recheada de autenticidade da vida cotidiana.
Fonte: ASCOM