O presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), participou no inicio da tarde de sábado (24), do ato de reinauguração do Mercado Municipal, que foi totalmente reformado. Localizado na esquina da Avenida Triunfo com a Rua Jairo da Silva Azi, o mercado estar situado numa área total de 1.440,19 m² e ganhou novos boxes, cobertura, piso, banheiros, instalações elétricas e hidráulicas, cujo investimento foi na ordem R$ 442,48 mil na reforma, através de convênio com a CONDER.
O mercado foi construído em 1966, sendo iniciado na gestão do ex-prefeito Walter Pinheiro e concluído no mandato seguinte, que tinha como prefeito Osvaldo Damasceno. Segundo o prefeito Arivaldo dos Anjos Damião (DEM), a reforma do mercado foi bastante reivindicada pela população, pois os equipamentos e a estrutura física havia se deteriorado pelo tempo e não era admissível comercializar carne naquela situação.
Ele lembrou as dificuldades para conseguir os recursos, pois ao assumir o município em 2005, para seu primeiro mandato, encontrou uma inadimplência muito grande, o que impediu de firmar o convênio do estado com a Prefeitura, sendo a obra realizada diretamente pela CONDER.
Gordo, como é conhecido o prefeito, falou do esforço do deputado Marcelo Nilo para concretização desta reforma e a luta para a construção do sistema de abastecimento de água beneficiando as famílias que moram nos povoados de Traíra I e II, beneficiando 890 pessoas. “Este sistema é composto por 4,5 mil metros de adutora, 5.530 metros de rede de distribuição, 171 ligações domiciliares e desde 2005 que lutamos por isto”, falou o prefeito.
Marcelo agradeceu a votação – Nilo foi o segundo mais votado no município em 2010, onde obteve 616 votos. Ao iniciar seu pronunciamento, ele agradeceu a votação e, fazendo referencia as obras intermediadas declarou que o homem público só se sente bem quando pode servir ao próximo.
Sobre o sistema de abastecimento d’água, Nilo disse que foi mais de 15 vezes a EMBASA, até resolver o problema e vê as pessoas sendo bem servida com água de qualidade. “Quero neste momento, agradecer ao governador pelo atendimento aos nossos pedidos e pedir mais (brincou): Sabemos que estrada é uma obra cara, porém, assim que puder recupere a BA 400, que liga a Lamarão á BR 116”, pediu o presidente da ALBA, Marcelo Nilo ao governador Jaques Wagner.
Marcelo disse ao CN que, reconhece que está ruim, porém não estar pior graças à boa vontade do prefeito que constantemente está no DERBA, buscando parceria e sempre vem realizando trabalhos de tapa-buracos.
Wagner foi o terceiro governador a visitar o município, desde que foi emancipado em 20 de julho de 1962. Roberto Santos foi o primeiro governador a visitar o município e esteve na cidade para inaugurar o sistema de abastecimento do Quiji. Em dezembro de 2006. Paulo Souto foi inaugurar a Escola Jairo Azi, quando foram investidos um milhão de reais e, sábado (24), Jaques Wagner. “Estive aqui em 1982 quando da fundação do PT, acompanhado do meu colega de pólo petroquímico Manoel Messias e como governador, esta é a primeira vez”, falou Wagner. Ele lembrou que até o momento já visitou com autoridade maior no estado, 350, dos 417 municípios.
Ao vê uma faixa da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro do Campo, solicitando calçamento para as Ruas do Campo, Serrinha e Estação, Wagner garantiu analisar o pedido e disse que era governador porque havia pedido ao povo para ser e porquanto não corria das manifestações populares.
Leocelsio Multi vice prefeito do município amigo pessoal de Marcelo Nilo e o principal nome para lutar pela sucessão de Gordo, disse que o parlamentar tem recebido com muita satisfação a todos quando visitam seu gabinete. Leocélsio recebeu o deputado e disse que vai continuar firme no apoio ao parlamentar e disse ter certeza que receberá o apoio de Nilo no seu futuro político no município.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas