ABM e UNAIDS reconheceram os municípios engajados na resposta à epidemia da AIDS, que participaram da Campanha do Laço Vermelho em 2010, com a entrega dos certificados para a as regiões Norte e Nordeste, esta ocorreu no 1° seminário Nacional de Gestão Pública que aconteceu em Salvador no dia 30/08/2011.
A Campanha do Laço Vermelho de 2010 promoveu uma grande mobilização de municípios de todo o país e possibilitou a realização de atividades em cidades do interior de quase todos os estados. Um total de 121 municípios, de 21 estados, incluindo capitais (Brasília, Manaus, Natal).
Na Bahia 20 municípios participaram da campanha do Laço Vermelho em 2010 e na região da Bacia do Jacuípe Capela do Alto Alegre foi o único município a participar.
A médica Gilvana, coordenadora da vigilância epidemiológica do município esteve no evento representando o prefeito Claudinei Xavier Novato,que também é médico, onde recebeu o certificado das mãos do coordenador do UNAIDS no Brasil Paulo Chequer.
O Laço Vermelho é o símbolo internacional da consciência sobre o HIV e a AIDS, e também um símbolo de esperança e apoio, é usado por um número cada vez maior de pessoas por todo o mundo para demonstrar sua preocupação com a epidemia, além de expressar visualmente solidariedade com aqueles que vivem com o vírus. O dia 1º de dezembro foi declarado Dia Mundial de Luta contra a AIDS pela Organização Mundial da Saúde em 1988 e serve como uma data para reforçar as esperanças de todos aqueles envolvidos na superação da epidemia.
Fonte – Capela informa