O prefeito Paulo Sérgio Brandão (PT), entregou na noite de domingo (18), a Praça da Igreja e o calçamento da Avenida 15 de setembro, no Distrito de Espanta Gado, onde foram investidos aproximadamente R$ 300 mil, sendo mais de R$ 190 mil no serviço de pavimentação. A comunidade fica a 46 km de Queimadas, situada as margens esquerda do Rio Itapicuru e tem uma população estimada, na sede, de 2.000 pessoas e a zona rural é composta por agricultores familiares, apesar da renda principal ser a pecuária e com grandes fazendas na região.
Composta de parque infantil, área de lazer, moderna iluminação, a construção da Praça situada no largo da Igreja de Nossa Senhora das Dores, era um antigo sonho dos moradores da comunidade, segundo informações do vereador Valmir Pinheiro Barreto (PSDB).
Ele lembrou também que há vinte anos não se construía calçamento no Distrito de Espanta Gado e o último ato de inauguração de uma obra deste porte aconteceu em 15 de setembro de 1992, na gestão do então prefeito João Ferreira da Cruz, “Jonga”, quando foi construída a Praça Pedro Barreto, onde acontecem os eventos festivos e estar situada a área comercial. “Na ocasião, estávamos no primeiro mandato e havíamos indicado aquela obra e depois, ao longo dos anos, em todas as gestões, indicávamos a construção da praça e o calçamento da Avenida 15 de setembro e só agora, com Serginho, nosso pedido foi atendido”, contou Valmir ao CN.
Para o vereador, o ato realizado na noite de domingo era a realização de um sonho. Ele também lembrou a dedicação que a comunidade vem recebendo da gestão municipal, com a reforma dos prédios escolares, das estradas vicinais e, principalmente, nas áreas de educação e saúde.
A obra não está totalmente concluída e segundo o empresário no ramo de construção civil, responsável pelo serviço, José Hailton, nos próximos 15 dias, toda estrutura da Praça estará pronta, pois o tempo foi curto, haja vista o desejo do prefeito em entregar a população no dia da maior festa da Comunidade. “Zé Cumprido”, como é conhecido o empresário, foi vereador por três mandatos em Santaluz e tem o sonho de exercer no seu município, o mandato de chefe do executivo e caso isto aconteça tomará Serginho como exemplo, pois com poucos recursos vem realizando grandes obras e as inaugurações no Espanta Gado é exemplo, pois foram todas com recursos próprios.
A deputada estadual Maria Del Carmen, que também é engenheira, elogiou os serviços realizados pela empresa CCTL. “Sou engenheira há muito tempo e prezo pelos bons serviços e ao chegar à Praça, observei os trabalhos realizados pela empresa CCTL e constatei os trabalhos realizados e garanto que são de qualidades”, testemunhou a parlamentar durante seu pronunciamento.
“Jonga” deixou para os sucessores concluir – Segundo a secretária de Administração, Silvia Cruz, filha do ex-prefeito Jonga, já falecido, tinha o desejo de vê todo projeto iniciado por ele ser concluído na gestão seguinte.
“Eu perguntei um dia por que ele não concluía e ele me respondeu que os seus sucessores fariam sua parte e assim já passaram 05 gestões, ou seja, vinte anos e só agora veio ser concluída”, lembrou Silvia.
Para o vice-prefeito Tarcisio Pedreira (PTC), o momento é de comemorar, pois, apesar do momento difícil que vive os municípios com oscilações nos recursos do FPM e as dificuldades encontradas ao assumirem a gestão em maio do ano passado, o prefeito vem conseguindo realizar obras estruturantes e que há anos eram reinvidicadas pelas comunidades.
Serginho elogiou a equipe – O prefeito Sérgio Brandão, “Serginho”, elogiou a equipe de trabalho que vem ajudando nas transformações do município. Ele lembrou a alegria do povo quando chegaram os primeiros caminhões de paralelos e garantiu que nestes 15 meses vem fazendo a diferença e se não estar fazendo mais é porque encontrou o município totalmente inadimplente. “Já estamos nos livrando das inadimplências, esta herança maldita e no ano que vem poderemos receber recursos das emendas orçamentárias”, festejou Serginho.
O prefeito lembrou que a oposição ironizou quando chegaram às pedras, dizendo que era para criar mocó, porém o resultado é a beleza e o bem estar da comunidade e de seu povo. “A oposição tem o desejo que a gente não trabalhe, porém, enquanto estiver à frente do município, não desansarei um instante na buscar dos benefícios que melhore a qualidade de vida da população”, falou Serginho ao CN.
Dois dias de festa – Este ano as festas profana e religiosa aconteceram separadas. Na quinta-feira (15), foi celebrada a missa e aconteceu à procissão com a imagem da santa pelas ruas do Distrito e no final da semana, as festas profanas. Na sábado (17), passaram pelo palco principal, Erom Pinheiro, Cia do Bil, Benildo Gomes e Desejo de Menina. No domingo (18), Dore Casa Nova, Sem Vergonha, Leo e Leno e a Banda 03 desejos, além do bloco Leva Nós, com a Banda Chaonda.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas