A cidade de Monte Santo se prepara para mais uma grande concentração de romeiros que se deslocam de várias regiões da Bahia e do Nordeste Brasileiro, para participarem da festa de todos os santos, quando milhares de pessoas vão em busca de um milagre ou pagar promessa por alguma dádiva alcançada. A religiosidade e o profano se misturam, durante as comemorações de todos os santos.
O grande momento do religioso é a subida da Serra da Santa Cruz, e o que se nota são peregrinos nas escadarias, acendendo velas e pagando suas promessas. A tradição sugere que cada lotação ao chegar à cidade, antes que o carro desligue o motor, dê três voltas ao redor da Igreja Matriz. Numa extensão de 3 km os romeiros sobem a serra e até chegar ao topo onde são depositados, peças de madeira em formato de mão, perna, cabeça e outros objetos, como sacrifícios a um pedido de milagre, passam por 14 capelas que representam as estações de quando Jesus foi levado ao calvário.
Atrações musicais
Com uma grade de atrações para todos os gostos e tendências, a Prefeitura de Monte Santo prepara a maior festa popular da história do município. A coordenação do evento está montando a infra-estrutura para garantir conforto e segurança para os participantes, com expectativa estimada em 130 mil pessoas.
Neste ano, como grande novidade, serão dois dias de festa, com nove atrações, iniciando no dia 31 de outubro, tendo como grande atração a dupla sertaneja Victor e Léo, com estimativa de atrair mais de 80 mil pessoas. Serão dois palcos, para reduzir o intervalo entre uma apresentação e o show seguinte.
Além da dupla Victor e Léo, estarão na festa deste ano em Monte Santo, Xande com o Harmonia do Samba, o pagodão do Black Style, Chicabana, Cacá, Almir Bezerra – ex-integrante do The Fevers, abrindo espaço para a nostalgia, cantando sucessos das baladas dos anos 60 e 70; Bonny & Belluco, O Lance, Brega & Vinho e Coração da Menina.
Nos últimos seis anos, conforme lembra o prefeito Everaldo Joel, a Prefeitura montou estrutura para garantir a segurança dos participantes. “Nunca tivemos incidentes durante os festejos” afirma, recordando que no ano em que a dupla Zezé de Camargo esteve presente, com a presença de 90 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, a festa transcorreu em absoluta tranqüilidade.
“Desde o primeiro ano de gestão, estamos investindo na Festa de Todos os Santos, que envolve manifestação de fé, com peregrinações até o Monte da Santa Cruz, e os festejos populares, contratando atrações de ponta, como Fagner, Zezé de Camargo e Luciano, Daniel. Redimensionamos a Praça de Eventos, que ganhou melhor estrutura, com o cuidado de não provocar conflitos com a programação religiosa”, afirma o prefeito Everaldo Joel de Araújo.
Da redação / fotos: Arquivo Raimundo Mascarenhas