Aconteceu nesta segunda-feira, 17, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Conceição do Coité – SPMCC a eleição da nova diretoria para o biênio 2011-2012, e a chapa 1 encabeçada pela professora Elaine Anunciação, atual vice presidente saiu vencedora.
Elaine derrotou a também professora Juciene, que encabeçou a chapa 2, por 217 votos contra 116. Teve ainda um voto nulo e outro branco. Mais de 700 associados estavam aptos para votar, porém, apenas 335 compareceram a sede do sindicato, localizado no centro da cidade.
A eleição prometia ser muito tensa e diante dessa possibilidade, foram convocados alguns membros da Força Sindical para acompanhar o processo, e a tensão que estava sendo esperada ocorreu logo pela manhã com um desentendimento entre a candidata a secretaria geral pela chapa 2 Márcia Leite e Jacilene Oliveira, que faz parte da atual diretoria e candidata a secretaria de finanças.
A eleição teve inicio as 08h e encerrou-se às 17h, antes de abrir às duas urnas as candidatas Elaine e Juciene se mantiveram afastadas da sala de apuração, no decorrer do ato a candidata Elaine entrou e acompanhou a contagem bastante ansiosa. Nilson Bahia, vice- presidente da Força Sindical comandou a apuração e contagem dos votos, sob os olhares do presidente Ezaú Ferreira, mesários e fiscais de ambas as chapas.
Após sair o resultado foi muita comemoração e emoção por parte de Jacilene que chegou a desmaiar, ela demonstrando indignação com Márcia Leite, disse que para está a frente do movimento sindical é preciso está com a verdade, ela disse ao CN que foi agredida por Márcia pela manhã só porque disse que ela mentiu, não contou que tipo de mentira.
Segundo informações, Márcia Leite fez parte da chapa que teria recebido apoio da secretaria municipal de Educação para “bater chapa” com o grupo que está na gestão desde a fundação, pois, os mesmos membros da chapa 1 são os principais articuladoras dos movimentos de paralisações dos servidores públicos da educação, enquanto sua opositora (Márcia) nunca teve a mesma disposição.
O CN procurou Márcia Leite para saber sua versão a respeito da acusação de Jacilene. Professora Márcia disse que se teve uma mentirosa na história foi ela ( Jacilene). Márcia contou que ela que foi agredida, “quando cheguei dando um bom dia, ela respondeu: a verdade vai vencer a mentira e foi me mostrando um panfleto que segundo ela foi eu quem criou para denegrir a imagem de Elaine. Veio-me lágrimas nos olhos, pois eu não havia feito panfleto e só conheci o mesmo quando ela me mostrou.
Márcia disse também que foi acusada por Jacilene de sair falando que a eleição seria chapa única, ou seja, Elaine não iria para a disputa. “Achei um absurdo isso, como eu ia falar uma coisa dessas se eu estava pedindo voto”? Questionou.
Rumores que a chapa dois seria ligada a secretaria municipal de educação, Márcia disse que sempre foi assim, sempre a chapa dois na cabeça deles é apoiada pela prefeitura.” Mas não tem nada disso, se fossemos vencedoras iríamos dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito cobrando da prefeitura os direitos dos servidores, eu não sou política e nunca tive nenhum cargo da prefeitura que não fosse pelos meus esforços”, desabafou Leite.
Quanto a agressão Marcia disse que foi Jacilene quem provocou. Segundo ela, estava assinando a ficha de votação quando Jacilene pegou-a pelo braço e repetiu: a verdade vai vencer a mentira. “ Foi aí que por impulso virei a agarrei no braço dela, mas só fiquei sabendo que ela lamentou que estava machucada depois do resultado da eleição, eu nem soube também que ela desmaiou, concluiu Márcia.
De acordo com Ezaú Cordeiro atual presidente, prevaleceu à experiência e o convívio de luta de Elaine para vencer com muita folga a eleição. “Elaine já fez por merecer a presidência desta casa, foi vice por três vezes e não temos duvidas que esteja muito preparada para assumir o sindicato”.
Elaine chega com uma missão muito maior de todos que já dirigiram o sindicato até este momento, pois antes era direcionado aos servidores públicos da educação, agora está sendo aberto para todos os setores públicos.
“Para mim é uma grande missão, mas já estou ciente de que o tempo que estou na diretoria posso desenvolver um bom trabalho, sem contar que a diretoria a qual fui eleita, conta com pessoas muito experientes e vão ajudar a manter o bom trabalho que vem sendo desenvolvido desde a fundação. Fizeram panfletos tentando denegrir minha imagem dizendo que pretendo perpetuar no poder, mas não adiantou, vencemos e vencemos bem “, desabafou a nova presidente que assumirá em 01 de dezembro deste ano.
Veja como ficou a formação da diretoria executiva eleita
Presidente – Elaine
Vice – Ostileide
Sec de Finanças – Jacilene
Sec Geral – Cristovam
Sec de Assuntos jurídicos – Ezaú
Sec de Imprensa- Marcos
Sec de Formação Sindical – Simone
Chapa 2 foi formada com:
Presidente: Juciene
Vice-presidente: Pedro
Sec. de finanças: Rubenita
Sec. Geral: Márcia Leite
Sec. de assuntos jurídicos: Josemar
Sec. de imprensa: Maria Aurineide
Sec. de formação sindical: Verônica