O PT de Santaluz divulgou durante uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (04), no auditório da Câmara de Vereadores, o nome de José Hamilton, o atual presidente do partido, como o pré-candidato a prefeito do município nas próximas eleições de 2012. Segundo Zé Hamilton, seu nome foi aprovado após entendimento com o líder cooperativista, José Paulo Crisóstomo, que também pretendia disputar o cargo. “Entendemos que Zé Hamilton deva ser o candidato e cedemos, pois o importante é a unidade do partido e colocar em prática o projeto petista que melhore a vida das pessoas e juntos vamos trabalhar pelos que mais precisam e erradicar de uma vez por toda a miséria e acabar a pobreza”, falou Zé Paulo.
Para Zé Paulo, o momento agora é de ir as ruas divulgar esta decisão do PT e conscientizar as pessoas da necessidade de ter um prefeito alinhado aos governos de Dilma e Wagner, construindo uma sociedade mais humana e fraterna. “Zé Hamilton será o nosso candidato a prefeito e vamos conversar com todos”, afirmou Crisóstomo.
“Tenho viajado muito e observo que o município de Santaluz não acompanha o desenvolvimento dos municípios vizinhos”, concluiu Zé Paulo. Participaram da reunião, além do PT, representantes do PV, PDT, PSB e PSC.
De acordo com vereador Miraldo Santos de Sena (PDT), o momento é de união entre aqueles que comungam as mesmas ideologias da esquerda para eleger o prefeito em 2012. “Sozinhos ou separados não conseguiremos realizar nossos sonhos e o momento é de conversar com as pessoas e mostrar a elas que votando pela emoção, geralmente nos arrependemos”, disse o parlamentar.
Zé Hamilton disse ao CN que, desde a decisão que o PT teria candidatura própria a prefeito em 2012, que vem trabalhando a unidade do partido. “Agora é vez do Partido dos Trabalhadores e nós não vamos “arredar o pé”, afirmou o pré-candidato. Ele falou sobre o entendimento com Zé Paulo e garantiu que irá procurar os insatisfeitos com os grupos liderados pelo ex-deputado Joélcio Martins e por Joselito Júnior, atual prefeito.
Aula de como ganhar um eleição – Zé Hamilton agradeceu a presença da deputada Fátima Nunes (PT), que, atendendo ao pedido do secretário de Planejamento, Zezeu Ribeiro, acompanhará todo processo eleitoral, começando pela pré-campanha.
A deputada Fátima Nunes deu uma verdadeira aula de como articular, planejar, coordenar, executar e vencer uma campanha eleitoral. “Há 31 anos Lula, um operário, disse que trabalhador tinha que votar em trabalhador. Na época muitos trabalhadores duvidaram e até fizeram gozação e o resultado, depois de três tentativas, foi à extraordinária mudança no país e os avanços conquistados em apenas oito anos”, lembrou o parlamentar. “Imaginem os prejuízos dos 12 anos em que Lula perdia as eleições?”, questionou a deputada petista.
Para Fátima Nunes, partes destes avanços foram às experiências dos movimentos sociais e que Lula soube aproveitar, “a exemplo dos projetos de cisternas, as escolas famílias agrícolas e tantos outros”. Continua a deputada: “O jeito de fazer política do PT é diferente e já mudou o Brasil e a Bahia, agora chegou à vez de Santaluz”.
Ele fez questão de ressaltar que vivemos numa republica federativa e a maioria das ações públicas chega aos municípios através das Prefeituras e nem sempre podem ser via as associações ou Sindicatos. “Tem coisa que pode ser feita antes da eleição. Neste caso, a gente divulga, propaga, para mostrar que estamos fazendo e obter resultados políticos e contribuir com a vitória para prefeito. Fazendo isto, mostramos que somos capazes e teremos condições de fazer muito mais, pois estamos com o governo federal e do estado do nosso lado”, falou Fátima.
A deputada incentivou a militância a divulgar o nome de Zé Hamilton com candidato e garantir a população que o PT é quem vai disputar a eleição. “Vamos usar a estrela no peito, pois isto não é campanha antecipada e sim divulgação do partido, garantindo que a estrela que brilhou no Brasil, na Bahia, vai brilhar em Santaluz”, orientou. “O PT decidiu que o candidato é Zé Hamilton e vamos para luta confiante na vitória. Não se ganha eleição falando mal de ninguém, portanto vamos caminhar falando bem” conclamou.
Durante o seu pronunciamento, que durou 40 minutos, a petista destacou a importância da popularidade do candidato, sua presença em todas as atividades públicas, da mobilização da militância, da ampliação do número de pessoas envolvidas no processo, dos contatos com as lideranças, principalmente aquelas que exerceram funções públicas. Contou a experiência da colega Neusa Cadore para ganhar a Prefeitura de Pintadas e repetiu em Quixabeira, quando em 2008 foi eleito o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Eliezer Costa de Oliveira e mandou que conversassem com todos os segmentos da sociedade, principalmente os comerciantes, que aumentaram suas vendas depois dos programas sociais do governo federal, que é do PT. “Vamos nos organizar para multiplicar, compreendendo os balanços da política, sem estresse e sem se esquentar, sempre mostrando que o melhor projeto para governar Santaluz é do PT e em 2013 o 13 entrará para governar esta cidade”, concluiu a deputada.
Ela também falou sobre a questão financeira da campanha e incentivou o partido a realizar movimentos, onde todos possam participar no sentido de levantar recursos, somando força.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas