O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, criado em Conceição do Coité em agosto de 2010, vem dando “bons frutos” e a prova disso é a formatura da terceira turma formada de alunos de escolas publicas do município e coordenado pela 4ª Cia PM de Coité.
A solenidade de formatura acontece ás 13h desta quarta-feira,30, no Centro Cultural Ana Rios de Araújo e irá contar a presença de várias autoridades da cidade, policiais do 16º Batalhão e representantes da sociedade civil.
O PROERD em Conceição do Coité surgiu através de uma iniciativa da Polícia Militar, a qual levou a ideia ao Conselho Comunitário de Segurança Pública e à Secretária Municipal de Educação que abraçaram a iniciativa e, a partir do dia 25 de agosto de 2010 foram iniciadas as aulas com os alunos do Educandário Batista e da Escola Nossa Senhora da Conceição.
O PROERD é desenvolvido com alunos do 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental e tem como instrutores,policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
É muito importante a presença de chefes de familia, principalmente aqueles que têm seus filhos na escola, para que possa conhecer o funcionamento do trabalho, que visa sobretudo concientizar do grande mal que a dróga causa.
Por: Raimundo Mascarenhas * fotos: arquivo