Com a celebração de duas missas ás 07h, sendo uma no Santuário da Santa Cruz, no alto do monte e uma na Igreja Matriz, encerraram as atividades religiosas na cidade de Monte Santo, iniciada no domingo (30) à noite. Ao longo da festa foram celebradas 08 missas e oito padres das paroquias pertencente à Diocese de Senhor do Bonfim se revessaram na segunda-feira (31), dia de maior participação popular, na Igreja situada no alto da Santa Cruz para preferi as benções aos romeiros e na matriz, de forma interrupta, das 09h á 20h, atenderam as confissões.
O momento festivo aconteceu na noite de segunda-feira ás 19h, quando foi celebrada uma missa pelo bispo Dom Francisco Canindé Palhano, da Diocese de Senhor do Bonfim, concelebrada pelos padres Stanley Thinwa Muriuki, Administrador Paroquial, Vidal Morateli e Olivaldo Lima Mendes, vigários da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Durante a celebração, Dom Francisco informou aos fiéis que o novo sino da Matriz já foi adquirido, graças a alguns patrocinadores e que logo será instalado na torre do tempo para que seja anunciada as atividades religiosas da igreja. Ele também informou que o templo será reformado de forma que volte a sua forma inicial quando foi construído. “Estamos conversando com profissionais da área e logo iniciaremos a reforma”, afirmou o bispo diocesano.