A cidade de Capela do Alto Alegre, estar entre os 164 municípios na Bahia que serão contemplados com a primeira fase do projeto, que faz parte das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de potencializar elementos da cultura local para produção de escolhas saudáveis pela população beneficiada com as ações.
A Academia de Saúde, visa ainda estimular a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Essa conquista teve a participação do vereador Arismário Gomes, Presidente da Câmara Municipal e do Deputado Estadual Zé Neto e Uedson Lima assessor do Ministro Afonso Florence, que estiveram reunidos na Secretária de Saúde do Estado da Bahia, em maio de 2011 logo que foi lançada a portaria 719 de abril 2011 pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de incluir o município de Capela do Alto Alegre ao programa.
Na ultima quinta-feira o vereador Arismário Gomes esteve em Salvador tratando do assunto no gabinete do deputado Zé Neto recebendo informações de como deve ser a implantação da Academia de Saúde.
De acordo com as informações do mandato do Deputado Zé Neto, as atividades desenvolvidas podem ser práticas corporais, como ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga e tai chi chuan, ou práticas artísticas, como teatro, música, pintura e artesanato. Outra iniciativa é a construção de área de convivência, um espaço com instalações para atividades relacionadas aos jogos de salão (dominó, baralho, dama, xadrez, etc.). Também podem ser desenvolvidas atividades de segurança alimentar e nutricional, educação alimentar e orientação para a prática de atividade física.
O Academia da Saúde é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e os estados, municípios e Poder Legislativo. O desenvolvimento das ações contará com a participação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), especialmente nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Cada NASF pode ter até três polos do programa vinculados ao núcleo.
Da redação