A cruz e o ícone de Nossa Senhora, da Jornada Mundial da Juventude ja se encontram na cidade de Pintadas na Bacia do Jacuípe, cuja paróquia pertence a Diocese de Ruy Barbosa, passa a noite em virgilia e na manhã desta quarta-feira,28, fará um percurso de 25 km até a cidade de Capela do Alto Alegre, devendo chegar ás 08h30 onde terá um momento de oração em frente da Igreja de Santo Antônio na Praça Joaquim Machado. Em Seguida, em carreata, seguirá para Conceição do Coité, onde será recebida pelos fiéis católicos na Avenida Maximino Madureira, em frente ao Colégio Olgarina Pitangueira, seguindo em procissão até a Igreja Matriz, onde ficarão até o entardecer. No início da noite, a cruz e o ícone estarão sendo levados para a Paróquia Bom Pastor, no bairro da Cidade Nova e seguirá numa caminhada penitencial até a Catedral Senhora Santana, na cidade de Serrinha, onde permanecerá até a manhã do quinta-feira dia 29/12 e de lá a peregrinação dos simbolos sagrados serão levados para Tucano e permanecerão por lá até o anoitecer e em seguida, serão levados para Euclides da Cunha, ficando até o dia 30. Sendo que a Diocese de Serrinha entregará a Cruz e o Ícone às 8h30 de sexta-feira, na cidade de Monte Santo para a Diocese de Bonfim.
Segundo o site da Diocese de Serrinha, os jovens de toda a Diocese estão convocados a estar em uma das cidades citadas e pede que motivem os grupos de Jovens, os grupos de orações a viver esses dias na força do Espírito Santo e na proteção de Maria. Sendo que, “no peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”, diz um cântico religioso. A cruz deverá percorrer todas as dioceses do Brasil.
Para o padre Evandro de Santana Andrade, responsável pela Peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Diocese de Serrinha, o sertão da Bahia está vivendo um momento único de sua história com passagem da Cruz da JMJ que ficou conhecida por diversos nomes a exemplo da Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
Segundo Padre Evandro, ao enviá-la ao mundo inteiro o Beato João Paulo II emocionou os jovens ao afirmar que na conclusão do Ano Santo, confiava a eles o sinal deste Ano Jubilar, ou seja, a Cruz de Cristo! “Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”, lembrou para padre Evandro às palavras do papa João Paulo II
A Cruz e o Ícone foram presentes do papa João Paulo II aos jovens e já percorreram muitos países por conta das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) cuja edição do Brasil acontecerá no Rio de Janeiro em julho de 2013, com a presença do papa Bento XVI.
“A Diocese de Serrinha está se preparando com muita alegria e fé para esse momento de evangelização da juventude. Nossa religião é marcada pelos símbolos e nada melhor do que a cruz de Cristo e a imagem de Maria para expressarem nossa fé no Deus Trino”, concluiu padre Evandro.
Por: Valdemí de Assis * com informações padre Evandro