Integrante da Representação Brasileira no Parlasul, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) e os demais parlamentares que fazem parte do grupo, tomaram posse nesta sexta-feira, 02, durante a 28ª Sessão Plenária, no Parlamento do Mercosul, realizada em Montevidéu, no Uruguai. O PT indicou para a composição brasileira cinco deputados titulares e cinco suplentes, além de um senador titular e dois suplentes, representando nove estados. Emiliano José é o único representante da Bahia a fazer parte do Parlasul.
O Parlamento do MERCOSUL foi constituído em 6 de Dezembro de 2006, substituindo a Comissão Parlamentar Conjunta, sendo o órgão, por excelência, representativo dos interesses dos cidadãos dos Estados Partes do bloco: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A instituição do Parlamento significa o esforço pelo fortalecimento e equilíbrio institucional do Mercado Comum do Sul.
Com o objetivo de fortalecer os processos de integração, o Parlasul atua em diferentes temáticas, segundo a competência de cada uma de suas dez Comissões Permanentes: Assuntos Jurídicos e Institucionais; Assuntos Econômicos, Financeiros, Fiscais e Monetários; Assuntos Internacionais, Inter-Regionais e de Planejamento Estratégico; Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes; Trabalho, Políticas de Emprego, Segurança Social e Economia Social; Desenvolvimento Regional Sustentável; Ordenamento Territorial, Habitação; Saúde, Meio Ambiente e Turismo; Cidadania e Direitos Humanos; Assuntos Interiores, Segurança e Defesa; Infra-Estrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca; Orçamento e Assuntos Internos.
Ao todo, 37 parlamentares da Representação Brasileira (27 deputados e 10 senadores) foram empossados, unindo-se aos 26 representantes da Argentina, 18 do Uruguai e outros 18 do Paraguai, que também integram o Parlasul.
Confira abaixo os representantes do PT integrantes do Parlasul:
Deputados Titulares:
– Emiliano José (BA)
– Benedita da Silva (RJ)
– Dr. Rosinha (PR)
– Jilmar Tatto (SP)
– Paulo Pimenta (RS)
Deputados Suplentes:
– Bohn Gass (RS)
– Newton Lima (SP)
– Sibá Machado (AC)
– Weliton Prado (MG)
– Zé Geraldo (PA)
Senadores:
– Paulo Paim (RS) – titular
– Eduardo Suplicy (SP) – suplente
– Humberto Costa (PE) – suplente
Fonte: ASCOM