A câmara de vereadores de Nordestina realizou na noite de quarta-feira (28), á ultima sessão do ano, com entrega de oito títulos de cidadão e quatro honrarias a pessoas da comunidade que se destacaram em 2011. A sessão solene foi presidida pelo presidente Marcos Batista de Souza e contou com a presença de sete, dos nove vereadores, vice-prefeito Nelson Reis Moura, que representou o prefeito Wilson Araújo Matos, diversos secretários municipais e representações de igrejas evangélicas, amigos e familiares dos homenageados.
Após o Hino Nacional Brasileiro, o vereador Marcos Batista saudou os presentes e falou da importância das pessoas que foram homenageadas, pois escolheram Nordestina para viver, trabalhar e criar suas famílias. “Essas oito pessoas passam oficialmente a serem filhos de Nordestina e fizeram por merecer tamanha honraria e estamos fazendo isto pelo valor da lealdade e da gratidão pelos serviços prestados e pelo bem que fizeram e fazem aos que aqui vivem”, falou o presidente do legislativo.
Entrega dos titulo de cidadão – O primeiro a ser convidado a receber o titulo foi Gideon Jackson Machado Alves, natural da Cidade de Ceará Mirim, Estado do Rio Grande do Norte. O autor do projeto de resolução foi o vereador Marivaldo Ferreira de Oliveira (PMDB).
Tecnólogo em Mineração e Geologia, Gideon Jackson chegou ao município em 1990 como funcionário Empresa Vale do Rio Doce, trabalhando com pesquisa mineral e pouco tempo depois foi convidado pela Administração Pública Municipal para atuar em sala de aula e lecionou as disciplinas de Química, Física, Geografia, Inglês, Técnicas Comerciais e Psicologia. Em 1999, fez concurso público para a Agente Administrativo na Prefeitura Municipal de Nordestina, passando em 3º lugar e começou como assessor da Secretaria de Ação Social e também assessora os prefeitos nos projetos dos desenhos de arquitetura para construção de prédios Públicos, a exemplo da sede da Prefeitura Municipal, da Câmara, Hospital Municipal Dr. Otto Alencar e da entrada principal do Campo de Futebol.
De 2005 a 2007 Gideon foi secretário de Ação Social e na solenidade foi representado pelo professor Wanderson Santos Varjão. “Neste momento estamos muito felizes pelo reconhecimento dos trabalhos prestados pelo meu padrasto em prol da comunidade e de ser considerado oficialmente cidadão de Nordestina”, falou o professor Varjão.
Também de autoria do vereador Marivaldo Ferreira de Oliveira, José Basílio de Souza, natural de Senhor do Bonfim, trabalhou na comunidade como soldado da Polícia Militar entre 1986 a 1996 e por mérito passou a condição de Cabo e atualmente foi promovido a Sargento e estar lotado na Polícia Rodoviária Estadual. “Ele escolheu nossa terra para morar, trabalhar e construir família, prestar bons serviços como policial e fazer tantos amigos”, justificou o vereador Marivaldo Ferreira.
O vereador Alonso Reis Moura e Silva foi o autor de dois, dos oito títulos entregues. Reconhecendo a importante contribuição que Evandro de Souza Pinto, que mora no município desde junho de 1991, na área rural, sempre preocupado com desenvolvimento do homem do campo de Nordestina, onde adquiriu uma propriedade na região da Fazenda Piabas, distante 12 km da sede, após vender suas propriedades no município de Retirolândia, de onde é natural. O fato de residir na zona rural, Evandro Souza chegou atrasado ao evento e o titulo foi entregue a uma de suas filhas, Eva Carneiro Pinto de Camargo. “Ele é exemplo de cidadão, pois jamais mediu esforços para dar a seus filhos condições de estudarem e não ter que passarem por privações pelas quais passou. Ele também procura cumprir rigorosamente com suas obrigações morais e sociais, o que lhe outorgamos o sentimento de cidadania”, falou o vereador.
Sobre Raimundo Evangelista da Silva, o vereador Alonso Reis, disse que o mesmo é natural de Santaluz e atualmente reside na Rua Umbelino Santana e passou a frequentar a cidade de Nordestina por causa de uma das suas irmãs, Maria Helena Evangelista da Silva Reis, por volta de 1995 e em um das viagens Maria Juliana de Jesus Gonçalves, com quem se casou, tem 04 filhos e desde dezembro de 1998 que mora na comunidade e fixou como comerciante e gerador de emprego.
Com intenso currículo, o vereador presidente da Câmara, Marcos Batista, fez a leitura dos dados da vida do Chefe de Gabinete Giovanni Bell Gomes de Oliveira, natural de Curaçá e desde 1991 mora em Nordestina. Graduado e pós-graduado em matemática, Giovanni cursou o ensino fundamental em Araci e em Juazeiro. Em Nordestina, foi professor de ensino fundamental e médio nas escolas Tertuliano de Souza Pereira, Adelaide Amambahy Ferreira e Custódia Amambahy dos Santos Góes, trabalhou na Empresa de Consultoria Geológica, na Empresa Baiana de Alimentos e após aprovação em concurso público exerceu atividades profissionais na Prefeitura de Nordestina onde ocupou o cargo de Secretário Municipal de Administração e desde janeiro de 2009 vem exercendo a função de chefe de Gabinete e na gestão de contratos e convênios. “Os cidadãos desta terra orgulha quem nela habita”, falou Giovanni Bel ao receber o titulo.
Sobre a Câmara de vereadores, Giovanni testemunhou o esforço dos parlamentares em prol do desenvolvimento do município e considerou o pilar do todo avanço. “Sou grato a todos vocês pela homenagem e este título me enche de orgulho”, concluiu o chefe de Gabinete.
Projeto de resolução Nº 008/2011, de autoria do vereador João Carneiro, outorgou o titulo de cidadão a Adalicio Santana de Araújo, conhecido como Dadai, residente em Nordestina desde 1989, quando adquiriu uma Fazenda denominada Paraíso, na divisa com o município de Cansanção, Desde sua fixação na região, todas as suas atividades eram realizadas em Nordestina, em especial o comércio de leite e seus derivados. Conhecido pela paixão por vaquejada, Dadai chegou a realizar algumas edições da festa na Fazenda Paraíso.
Atualmente reside no Bairro São José e instalou as margens do Rio Itapicuru o Parque de Vaquejada Santa Isabel, onde realiza todos os anos a vaquejada de Nordestina, como já estar conhecida entre os vaqueiros.
O vereador João Carneiro de Oliveira apresentou também o projeto de titulo de cidadão para José Ramos da Cunha,(não esteve presente nem mandou representante) que a exemplo dos demais, foi também aprovado por unanimidade. José Ramos da Cunha, é natural da cidade de Valente e chegou a Nordestina em 1989, através da empresa de mineração Vale do Rio Doce e constituiu família casado com Jussara Dias de Góes, com quem tem uma filha. Numa demonstração de interesse pelo município, foi candidato a vereador em 2004, instalou uma casa comercial e adquiriu propriedade rural, gerando emprego e renda.
Por último foi entregue o titulo de cidadã a Hellen Bezerra Alves, representou sua mãe Nilzete dos Santos Bezerra, que nasceu em Quijingue e que mora em Nordestina desde os seus quinze anos. Destacada pelos serviços prestados a setor de educação, Nilzete atuou nos programas sociais do PETI, alfabetização solidária, na creche mãe edite e conhecida pelos eventos que promove. desenvolve atividades como amiga da escola e foi a responsável pela fundação do primeiro evento cívico do município e do grêmio estudantil no colégio Tertuliano de Souza Pereira.
Atualmente a professora Nilzete dos Santos faz parte do Conselho Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Hellen se emocionou ao ler uma carta enviada pela mãe que estar em São Paulo tratando da saúde e lamentou não participar da sessão, considerada por ela de grande importância. “Ficou emocionada e muito feliz em vê representar minha mãe e vê que ela e tão querida pelo povo de Nordestina”, falou Hellen sob lágrimas e arrancando aplauso das pessoas.
Para o vice-prefeito Nelson Moura,a solenidade foi muito importante e concretizou o desejo de todos em serem filhos de Nordestina, fato que já o consideravam e a Câmara veio homologar este desejo.
Reconhecimento – Os vereadores reconheceram o sucesso de Romilson da Silva Guimarães, que irá concluir no mês de julho do próximo ano o curso de direito e será o primeiro filho de Nordestina a se formar nesta área. Um dos fatos que chamou atenção dos parlamentares foi o resultado das provas da OAB, um dos requisitos para o bacharel exercer a profissão de advogado, onde obteve a nota 9,4. “Sempre acreditei na minha potencialidade e esta foi uma etapa superada e iremos superar muitas outras e elevar sempre o nome de Nordestina”, falou o estudante de direito.
Os pastores Gilson Marques Andrade, Ruy Matos e os professores José Carlos e Natanael de Oliveira, receberam o reconhecimento público pelas aulas ministradas gratuitamente para os “filhos de Nordestina” que se inscreveram no concurso público da Prefeitura. “Amo ser professor e estou feliz com a profissão que exerço”, falou o professor José Carlos.
Sorteio dos gabinetes – Com entrega simbólica da chave do gabinete 02 , João Carneiro de Oliveira, o presidente Marcos Batista sorteou e inaugurou os gabinetes dos vereadores. Situado no térreo, cada gabinete mede 04 x 04 e estar equipado com cadeiras e carteiras para o atendimento dos vereadores. Ficaram assim distribuídos os gabinetes:
Gabinete 01 – Evaldo dos Santos Gonçalves – PSD
Gabinete 02 – João Carneiro de Oliveira – PSD
Gabinete 03 – João Vitorino Queiroz – PDT
Gabinete 04 – Maria Natividade Andrade Moura – PSD
Gabinete 05 – Temivaldo Amambahy Guimarães – PSD
Gabinete 06 – Marivaldo Ferreira de Oliveira – PMDB
Gabinete 07 – Alonso Reis Moura e Silva – PP
Gabinete 08 – Júlio Cavalcante de Almeida – PSD
Gabinte 09 – Onde funciona a presidência da casa. Marcos Batista – PSD
Momento de oração – No termino da sessão a senhora Uiara Oliveira Santos entoou o hino Diamante, da cantora gospel Damares, onde disse que “a química de Deus é tão perfeita, que transforma, evolui e eleva o nível. Quem viu o antes se encanta com o depois e como foi que aconteceu o impossível? O carbono em alta temperatura se transforma em um lindo diamante, pois a química de Deus tem esse efeito, ou seja, faz quem nunca teve brilho ser a jóia mais brilhante”. ( VEJA OUTRAS FOTOS)
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas