Rio – Começaram na noite desta segunda-feira os testes com o novo sistema de detecção de tiros disparados em vias públicas, na Zona Norte do Rio. O primeiro exercício foi realizado na Praça Vanhagen, na Tijuca.
No local já foram disparados vários tiros, em sequência de três. São utilizados fuzil 556, carabina calibre 12, pistola .40, revólver calibre 30 e uma submetralhadora 9mm. Esse é o primeiro teste e ainda devem ser realizados mais dois nesta noite.
O subsecretário de tecnologia da secretaria estadual de Segurança, Edval Novaes, destacou a importância do teste para os próximos eventos realizados no Rio. “Podemos dizer que esse é o primeiro grande projeto para a Copa e a Olimpíada, que está sendo implementada na área de segurança”.
No primeiro dia, os testes ocorrerão no Maracanã – Rua Professor Eurico Rabelo (próximo à Rua Isidro de Figueiredo e ao portão 18 do Maracanã), e Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste, próximo à Uerj); na Quinta da Boa Vista – Rua Bartolomeu Gusmão (próximo ao Centro Hípico do Exército); e na Tijuca – Rua Professor Gabizo (esquina com a Rua General Canabarro e à cabine da PM).