O presidente da Câmara Municipal de Pau Brasil, Valdelin Pinheiro Matos, de 48 anos, foi assassinado a tiros na manhã desta quarta-feira (1°). De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 6h30, na Rua João Veloso, onde a vítima morava, no centro da cidade, na região sul da Bahia.
Segundo as primeiras informações, repassadas à polícia por testemunhas, a vítima tomava café com um vizinho, quando um homem ainda sem identificação passou andando e disparou três vezes contra o vereador. O criminoso fugiu a pé. Equipes da polícia estão à procura do suspeito.
O corpo de Valdelin foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itabuna, cidade próxima. Ele era casado e deixa seis filhos. A polícia apura o que teria motivado o crime, mas aponta que uma das hipóteses seria briga política. No entanto, vereadores que trabalhavam com a vítima afirmam que ele não mantinha inimigos políticos. Muitos acreditam que o crime possa estar ligado com desavenças criadas a partir da atuação em atividades comerciais que mantinha paralelamente com a carreira política, como venda de carros usados e transporte de passageiros.
Pau Brasil tem cerca de 11 mil habitantes, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010. Valdelin Pinheiro Matos estava em seu terceiro mandato como vereador e atualmente ocupava o posto de presidente da Casa.
Fonte: G1/BA