Dois outdoors que estavam fixados as margens das BA’s 409 e 411 no cruzamento de acesso ao centro de Conceição do Coité, de quem vem sentido distrito de Salgadália, foram arrancados, depois do acidente ocorrido na manhã de terça-feira, 20, envolvendo o carro do advogado Agnaldo Junior, e uma moto, deixado os dois ocupantes da motocicleta feridos gravemente, um deles, Flávio Barreto Santos, 23 anos, permanece em estado muito grave no Hospital Geral de Salvador – HGE. A outra vítima, o condutor da moto, Eudir Oliveira da Silva, 31 anos, passou por uma cirurgia em um dos braços.
Segundo informações de profissionais que trabalham próximo ao local do acidente, pessoas ligadas ao advogado teriam derrubado as placas e alegaram que as mesmas podem ter contribuído para o acidente, pois estavam prejudicando a visibilidade dos motoristas que vinham pela BA 411, região do distrito de Salgadália, povoado de Goiabeira e parque de exposições, como foi o caso de Junior que reside vizinho ao parque. Ainda de acordo com um mecânico que preferiu não se identificar, ele conversava com uma pessoa quando ao advogado passou e observou sua trajetória e ao mesmo tempo observava a moto na preferencial e a cerca de 30 metros quando viram que o carro cruzou a pista sem parar, ouviu gritos dos ocupantes da moto, em seguida a batida na lateral do veículo.
O mecânico informou que Agnaldo imediatamente prestou socorro enquanto populares solicitavam a presença da policia e da brigada voluntária “Anjos da Vida”. O proprietário do carro depois de acompanhar o socorro se apresentou a delegacia e se prontificou auxiliar no que fosse preciso.
Taxista previa acidente a qualquer momento – Uma taxista que preferiu resguardar sua identidade já havia observado e fotografado as placas e relatou para o CN o risco de acidente que as mesmas estavam provocando. Ele disse que não basta tirar as placas como colocar um redutor de velocidade para que vem de Salgadália sentido centro de Coité.
Estado de saúde das vítimas – De acordo com o vereador Adalberto Gordiano, “Betão do PT” que esteve na tarde de quarta-feira,21, no HGE em Salvador, Flávio e Eudir permanecem internados, Eudir reage bem, pôde detalhar o acidente, realizou todos os exames solicitados pelo médicos e os resultados foram positivos, ele revelou para Betão que contrario do que foi divulgado até agora, ele estava no carona e Flávio pilotava a moto. No momento da colisão ele teria voado e ao cair o capacete se soltou, e, por sorte nada sofreu na cabeça. Flávio estava usando capacete aberto e seu corpo bateu contra o carro e já sem capacete foi de encontro ao solo, ficando desacordado e posteriormente os médicos constataram que o mesmo sofreu traumatismo craniano encefálico.
Betão informou também que Eudir aguarda apenas passar por uma cirurgia para reconstituir o cotovelo que praticamente ficou dilacerado, enquanto Flávio já passou por cirurgias, permanece desacordado e até ontem não havia demonstrado melhora.
Cruzamento registrou a maior tragédia de Conceição do Coité – No final da decada de 70, um grave acidente matou sete pessoas e deixou outras feridas que viajavam de Salgadália para a feira livre de Coité numa caminhonete, quando neste mesmo cruzamento o veículo que conduzia os passageiros atravessou a pista foi atingido em cheio por um caminhão carregado de sisal, que depois de bater capotou na pista. Foi uma cena muito triste a época, muitos objetos espalhados pelo asfalto, pessoas mutiladas e certamente que viu aquele acidente e está lendo este texto se recorda daquele momento trágico.
Nos arquivos do CN existem fotografias feitas por Silvestre Sampaio ” Vestinho” ,(pai de Raimundo Mascarenhas) mas, como mantemos a ética de não expor cadáveres destacados em nossas reportagens não faremos a exposição.
Por: Raimundo Mascarenhas