Quem trafega pela BA 120, perímetro urbano da cidade de Santaluz pode observar varias demarcações de tinta branca, cruzado a pista em vários pontos desde a entrada de ruas a estabelecimentos comerciais entre o Bairro Mãe Rufina e Açude Tapera. O CN esteve na segunda-feira,05, na cidade e foi informado que aquelas demarcações seriam locais onde serão construídos novos redutores de velocidade, resultado de um protesto que bloqueou a rodovia a pouco mais de duas semanas, justamente para pedir que o Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia – DERBA construa os quebra-molas.
Coincidentemente enquanto o Calila percorria o trajeto no inicio da tarde, encontrou um veículo com funcionários da empresa estatal que saiu de Salvador como o objetivo de fazer uma inspeção dos locais sugeridos pela população. Um dos técnicos disse que não é possível atender a quantidade solicitada, mas iria analisar a situação.
O trecho entre as fábricas que fica na saída para Queimadas existem dois quebra molas, no Bairro Mãe Rufina outros dois e bem mais distante, no Açude na saída para Valente o quinto quebra-mola. Assim, se for atendido o apelo da população o perímetro urbano de Santaluz ficaria com 17 redutores de velocidade no espaço aproximado de 3 km, e, certamente não teria registro de acidentes graves, principal motivo da manifestação.
Por: Raimundo Mascarenhas