Os Municípios que compõem o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL, participaram no inicio da tarde desta terça-feira, 20, de uma audiência com o Secretário de Planejamento do Estado da Bahia – SEPLAN, José Sérgio Gabrielli. Os prefeitos discutiram com o secretário a retomada do Projeto de Implantação de um Campos de Universidade Federal no Território, a liberação dos recursos do Projeto de Estruturação Inicial do Consórcio, para aquisição de veículos e equipamentos e o apoio da SEPLAN ao processo de organização e capacitação dos consórcios.
Participaram da audiência 11 prefeitos e prefeitas dos Territórios do Sisal e Portal do Sertão. O Secretário assumiu o compromisso de avaliar as demandas do território e posteriormente enviar aos territórios os encaminhamentos necessários para o andamento das ações debatidas, enfatizando que os consórcios tem papel importante para o desenvolvimento do estado, das regiões e municípios.
A prefeita Nenca do município de Araci disse que o seu maior sonho e acredita que de todos os colegas anseiam pela Universidade.
Ainda no clima de adaptação, Gabrielli ouviu atentamente as reivindicações dos prefeitos ou seus representantes e usando um tablet digitou cada questão. Ele ressaltou que estará participando de audiência com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e colocará na pauta a possibilidade de expansão da mesma para o Semiárido baiano.
O secretário que tinha compromisso com o governador as 14h prometeu um novo agendamento, para acontecer posteriormente.
Os prefeitos ao deixarem a Seplan, se dirigiram até a sede da UPB onde se juntaram a outros chefes de executivo para discutir a questão da seca.
Por: Raimundo Mascarenhas / colaborou José Silva