O programa acontece no mesmo formato de prefeitura itinerante, ou seja, o prefeito Claudinei Xavier Novato “ Dr Nei” definiu um calendário que teve inicio no dia 16 de dezembro de 2011 no povoado de Conceição, depois foi realizado em Campo Alegre. Nesta nova etapa teve inicio dia 17 de fevereiro em Lagoa das Flores e vai até 27 de abril, até está data seis comunidades receberão toda estrutura do governo municipal para focar todas as atenções aquelas comunidades escolhidas. Até 27 de abril serão oito comunidades atendidas com toda estrutura da prefeitura.
A localidade de Bispador, distante 9 km da sede do município segundo o prefeito é um dos menores quando visto pelo numero de famílias residentes na sede do povoado, mas reconhece que uma grande quantidade de agricultores familiares mora naquelas imediações. Segundo o prefeito que tem na carteira a profissão de médico e também participa com trabalho no programa, a quantidade de pessoas que procurou os serviços da prefeitura foi surpreendente, “no meu consultório até as 13h atendi mais de 40 pessoas, felizmente nada de grave em nenhum deles, também por conta de um trabalho continuado que existe na comunidade, o PSF se mantém de portas abertas e acompanhando a população e isto contribui para uma vida saudável” reconheceu o prefeito médico.
Nei, numa rápida avaliação destacou a mobilização de praticamente todos os setores públicos na comunidade e deixou claro que utilizou os dezessete veículos e não contratou nada de fora para realizar essa ação. Nesta mesma estrutura foi montada uma cozinha para alimentar as pessoas.
No mesmo espaço onde o prefeito atendeu, outros profissionais realizaram procedimentos a exemplo de exames laboratoriais, teste de hipertensão e diabetes (hiper/dia) tratamento dentário, pré-natal, preventivo entre outros. De acordo com a enfermeira Verena de Souza, o programa deu grande motivação para as pessoas se deslocarem para buscar alguma coisa em prol da saúde, mas garantiu que a população já é assistida no que se refere à saúde, a exemplo do produtor rural Luiz Gomes que foi mostrar o resultado de um exame.
Carmerinda Gomes de Souza é uma das mais antigas agente comunitária de saúde de Capela do Alto Alegre. Ela está afastada das atividades há um ano e oito meses por ter feito uma cirurgia de redução de mama, pois estava com sérios problemas na coluna cervical. Para ela a idéia da prefeitura em levar sua estrutura para as comunidades é brilhante.Ao lado do vereador Zé Silva que é enfermeiro de profissão disse que não tem feito visitas domiciliares, mas seu celular não para, ligações de pessoas buscando informações de como devem agir quando tem duvidas de alguma coisa.
O vereador Zé Silva que é concursado em enfermagem disse que nunca deixou de atuar na sua profissão e esteve reunido com doutor Nei quando estava sendo idealizado o programa e contou com orgulho que o slogan (Prefeitura nas Comunidades) foi sugerido por ele. Zé Silva como vereador tem Bispador como reduto político.
Outras ações – As salas da Escola Municipal Cassimiro Rodrigues dos Santos foram transformadas em secretarias. O secretário Iremar Moreira esteve no comando da Secretaria de Desenvolvimento econômico, Márcio Wellington na Educação, Ronaldo Rios – Ass Social, Setor pessoal com trabalho de documentação com Melka Mendes e Ronivon Carneiro e Saúde Seridiane Mascarenhas.
Numa outra sala funcionou o Baú de Leitura coordenado pela professora Maria Bernadete. A criançada se divertiu, praticou artes, e descobriu muita coisa a respeito de produtos recicláveis através de um livro gigante que chamou a atenção da garotada. “As crianças costumam brincar e quando estão cansadas têm dificuldades em se concentrar para fazer a leitura. Aqui elas primeiro lêem aprendem alguma arte e depois brincam” disse a educadora.
Havia uma sala também para assuntos jurídicos, a advogada Karina Araújo esclareceu duvidas para muita gente que a procurou, mas destacou que os assuntos mais questionados foram relacionados aos previdenciários e civis.
Para Reinaldo Lobo coordenador geral do Programa a prefeitura deixa em Bispador importantes ações principalmente no social. “ Tudo isso que foi citado é ação e inclusão social. Tivemos ainda a pintura da escola, poda de árvores, encascalhamento, terraplanagem para construção de quadra, enfim foi um dia marcante para a comunidade” destacou Rei como é conhecido.
O programa acontece a cada 15 dias. No próximo dia 17 de março as ações vão ser concentradas na comunidade de Contorno.
Por: Raimundo Mascarenhas