A ex-bancária Tânia Matos (PDT) confirmou durante o encontro denominado “Fórum, o município e seu futuro” com representantes do PV, PR, DEM, PMDB, PSC, PTB, PRP, PSDB e do presidente da Comissão provisória do PCdoB, o ex-vereador Teodomiro Paulo, que irá disputar a eleição para prefeita municipal em 2012. Ela que foi a segunda mais votada no pleito de 2008, com mais de 43% dos votos válidos, disse que se considera muito mais fortalecida e preparada que nas eleições municipais passadas, afirmou ainda que está força vêm dos gestos de manifestação e carinho do povo de Riachão. Numa reunião onde não se ouviu em nenhum momento xingamentos ou qualquer tipo de crítica aos adversários, Tânia Matos falou da falta que sente do esposo, ex-prefeito Valfredo Matos, “Valfredão”, falecido em janeiro de 2005, entretanto traz consigo a responsabilidade de zelar pelo povo, em especial, os mais humildes que tanto necessitam da atenção do poder público.
A reunião que aconteceu na noite de sexta-feira (16) no Clube de Campo Mandacaru e foi considerada sucesso total pelos organizadores. O espaço físico ficou pequeno, as pessoas que saíram de toda parte do município, se espremiam nos salões procurando um lugar para acompanhar de perto cada pronunciamento. A área do estacionamento do clube ficou completamente tomada de veículos, o que obrigou alguns condutores a estacionarem seus automóveis no acostamento da BA 120, na saída Riachão/Coité.
Com um discurso bem equilibrado e sem ofensas aos adversários, o que é uma das suas características, a pedetista demonstrou na sua oratória muita disposição para trabalhar pelo município. A pré-candidata afirmou que os seus principais valores são morais e não materiais, ela disse ainda que terá muito cuidado na hora de fazer prováveis alianças, garantindo que não fará nenhum acordo que venha comprometer uma futura administração. Tânia Matos mencionou sua preocupação com os jovens jacuipenses, disse que lutará pela implantação de uma Universidade Pública para o município, por uma saúde mais digna e por uma educação mais qualificada.
A pré-candidata afirmou que o fato de seu nome está em primeiro lugar nas pesquisas de opinião pública, para consumo interno, não lhe deixa vaidosa, muito pelo contrário, isto serve apenas como estímulo para continuar lutando para conseguir novos apoios. Ela afirmou ainda, que tem conversado com várias lideranças políticas de outros partidos no sentido de viabilizar um projeto viável e forte para vencer as eleições vindouras.
Com um pronunciamento bastante emocionado, Tânia Matos encerrou o encontro afirmando que a pré-candidatura não é sua, mas sim do grupo e do povo, e pediu a todos que no momento certo fossem à luta, mas que respeitassem os adversários e que acima de qualquer coisa defendessem os interesses do povo de Riachão do Jacuípe.
Na opinião do vereador José Carlos Matos Soares, (DEM), “Carlinhos Matos”, o povo foi à reunião porque sua “líder” chamou e a vitória da oposição é um desejo do povo, principalmente os mais humildes. “Somos um povo apaixonado pelo grupo, com dizem os nossos opositores e o povo vai onde a líder estar e ela estar aqui no meio de nós”, falou empolgado o parlamentar.
Carlinhos antes de iniciar seu discurso olhou para o público e perguntou: quem quer Tãnia candidata a vice levante o braço, ninguém ergueu, quem quer Tânia apoiando outro candidato levante a mão, mas uma vez ninguém se manifestou.” agora levante a mão quem quer Tãnia candidata a prefeita, a multidão de forma vibrante não só ergueu os braços como pulou e fez festa.
Conhecedor dos 1.190 km² da área territorial de Riachão do Jacuípe, Carlinhos disse durante seu pronunciamento que é o único vereador da oposição e pediu a Tânia que colocasse no seu plano de governo e fosse discutir com as comunidades, assim que a justiça eleitoral autorizasse a campanha, a proposta para implantação em Riachão do Jacuípe uma Universidade gratuita e que se comprometa com as pessoas. “Se comprometer é diferente de prometer. Por tanto, se comprometa e não prometa”, recomendou Carlos Matos.
Fazendo alusão ao Valfredo Matos, Carlinhos disse o pai dos pobres se foi, mas a mãe ficou. O pronunciamento do vereador Carlos Matos, sem fazer nenhuma critica, chamou a atenção dos presentes e as pessoas com olhar centrado e emocionado, prestavam atenção nas fortes palavras do líder e único membro da oposição na Câmara Municipal. O vereador democrata estava acompanhado do presidente da legenda, Raimundo Falconere, “Chuá”, que, após ouvir o parlamentar, afirmou que o povo confia no projeto de Tânia e a prova disto era o clube lotado numa reunião que durou mais de 04 horas.
Todas as falas durante a reunião tiveram como foco principal a discussão em torno do nome de Tânia Matos e dos problemas do município, bem como, possíveis alternativas para solucionar a maioria deles.
O ex-vereador Teodomiro do Sindicato, presidente do PCdoB local afirmou que apesar de seu partido ter pré-candidata a prefeita, ele apoiará Tânia Matos nas eleições de 2012. Ainda segundo Teodomiro, é necessário conversar com as pessoas, pois ele considera a pré-campanha muito boa e entende que o grupo do prefeito vem tendo dificuldade de encontrar candidato, pois até o momento, o prefeito não disse quem vai apoiar e já mudou de nome muitas vezes. “Eu tenho compromisso com Tânia e com esse grupo”, finalizou o líder sindical.
Dando seguimento à reunião, os ex-vereadores Nem de Aureliano e Simão Carneiro também ratificaram os seus apoios a Tânia Matos, opinião esta seguida pelos pré-candidatos a vereadores Márcio Molas, Clécia Ferreira (irmã da ex-vereadora Anaivânia), Mailson da Chapada, Nivan da Vangard e Robinho do Posto de Lavagem, todos esses ex-aliados do atual gestor.
Também pelo DEM falou o suplente de vereador Xavier, ele garantiu que lutará com toda força possível para mudar o destino do município e a ex-vereadora Catarina Roma disse que estava bastante emocionada com aquela manifestação popular em torno do nome de Tânia Matos.
O pré-candidato a vereador Zil do Distrito de Barreiros afirmou que reconhece no nome de Tânia Matos a melhor opção para conduzir os destinos de Riachão.
O município e seu futuro – Todos os pronunciamentos durante a reunião teve foco na discussão em torno do nome de Tânia Matos e dos problemas do município e as soluções para o futuro, que deveriam serem colocados no momento oportuno para as com unidades.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas