Lideranças políticas do território do Jacuípe, líderes de comunidades rurais e população de Nova Fátima, participaram de uma grande caminhada na noite de sábado (07), em comemoração ao aniversário do empresário e líder político Amado Cunha (PR). “Estou emocionado, alegre e muito satisfeito pela presença de todos vocês nesta festa onde Deus me concede mais um ano de vida”, falou Amado Cunha no palco que foi montado para apresentação das bandas durante toda noite cujo público foi superior a 2.000 pessoas.
Amado completou 62 anos na sexta-feira (06) e por coincidir com a sexta-feira-santa, amigos e correligionários que assumiram o evento, devidamente combinado, resolveram transferir para o sábado. A movimentação na cidade começou cedo e no inicio da tarde já era possível vê pessoas da zona rural e dos bairros da cidade chegando para a concentração em frente a um posto de gasolina ás margens da BR 324 e ás 16h, um grupo de sopro intitulado “Muvuca”, de Pé de Serra, começou a tocar, criando um clima festivo enquanto aguardava a chegada do aniversariante.
Segundo os organizadores, ás 18h já passava de mil pessoas aguardando a chegada de Amado Cunha, o que aconteceu ás 19h30. Ele chegou acompanhado do ex-deputado Emério Resedá e dos deputados, estadual, Tom Araújo (DEM) e federal, José Rocha (PR), os dois mais votados no município em 2010 e que foram apoiados pelo “grupo político União”, liderado por Cunha.
Muito assediado, Amado desceu do carro e foi ao encontro da população que o aguardava desde ás 16h e no trajeto era abraçado e recebia palavras de incentivo a nova missão que deverá encarar este ano, pois é o nome recomendado pelos republicanos e os partidos que fazem a base de oposição no município para disputar a eleição de outubro para prefeito.
O “arrastão”, como é conhecido as caminhadas envolvendo políticos, entrou na cidade pela Rua Landulfo Alves e logo foi saudada pelas pessoas que estavam nas portas da casas e muitas deles fizeram questão de se dirigir até o líder político para abraçá-lo. Com o desenrolar do “arrastão”, o número de pessoas, que o aguardava nas esquinas ia crescendo e um dos pontos alto foi à parada na Praça Pedro Emídio, junto ao Bar Casa Velha, onde, com as mãos para o alto, a multidão agradeceu a Deus pela vida do líder político e cantou parabéns.
Na frente do “arrastão”, um grande número de motos que foram responsáveis pelo “bozinaço”, seguida de um potente carro de som cercado pelas pessoas que cantavam e dançavam ao som mecânico e mais adiante o grupo de sopro e finalizou com uma carreata. Toda esta movimentação chamou atenção da cidade sede do pequeno município que, segundo o censo de 2010, registrou 7.602 habitantes distribuídos 374 km², situado no território do Jacuipe.
No Clube União, o povo participou de shows musicais e tiveram oportunidade de ouvir os vereadores José de Assis de Oliveira Porto (DEM), José Carlos Santos Oliveira (PDT), Renato Pereira Soares (PR), Marcos Aurélio Xavier (PR) e Reinalda Mendes dos Santos (DEM), que formam a base da oposição da câmara, que parabenizaram o líder político pelo seu aniversário. Mesmo se tratando de um ano eleitoral, todos eles focaram seus pronunciamentos na data comemorativa ao aniversário de Amado Cunha, sem focarem a questão partidária eleitoral.
O ex-deputado Emério Resedá, que foi bastante aplaudido ao falar sobre as qualidades de Amado Cunha, a quem o chamou de “bem sucedido na vida” e destacou a importância que representava tê-lo no roll de amigos. “Pelo amor que tem a Nova Fátima e o esforço, mesmo fora do poder, que tem feito para melhorar a vida das pessoas, eu entendo porque é chamado de Amado, mais amado desta terra”, concluiu Resedá.
Um momento emocionante do evento foi quando um dos filhos do empresário e líder político usou da palavra e testemunhou as qualidades com pai de família. Casado ha 35 anos com Regina Célia, Amado faz parte de uma família de 13 irmãos e durante o evento Hugo e Maria Cunha tiveram oportunidade de falar em nome da família.
O deputado Tom Araújo, disse ao CN que tinha por Amado um carinho muito grande, pois ao ser comentado a possibilidade de substituir Emério Resedá na Assembléia, uma das primeiras pessoas com quem conversou foi com Amado Cunha e recebeu dele todo apoio. “Ele é um dos líderes que mais frequenta meu gabinete e na sua agenda, a busca de benefícios para povo, principalmente neste momento de estiagem”, falou o parlamentar.
José Rocha, de praguinha com o slogan “agora é Nós” na caça e na camisa caminhou junto a multidão, ele que foi votado pela primeira no município, onde recebeu 1.486 votos para deputado federal, confirmou as palavras do colega Tom Araújo e disse que recentemente esteve com o ministro da Integração nacional, Fernando Bezerra, levando um pedido de Amado, onde solicitava mais apoio para o município no tocante a limpeza de tanques e carros-pipas e não se incomodaria que estes benefícios viessem para Prefeitura, mesmo sendo administrado por um opositor, mas que os benefícios chegassem logo e que fossem fiscalizados, pois o povo estava sofrendo muito com os efeitos da seca.
O prefeito de Riachão do jacuípe Lauro Falcão (PMDB) lembrou dos oito anos que o município foi administrado pela esposa de Amado Cunha, Regina Célia (DEM) e os avanços alcançados. “É gratificante vê um município que foi emancipado do nosso em processo de crescimento, principalmente no período de 2000 á 2008. Fui testemunha da luta de Dona Regina e Amado para conseguir benefícios para esta terra, principalmente no período de 2004/2008, quando fui colega de Dona Regina, ou seja, ela no seu último mandato e eu começando a gestão em Riachão”, falou Laurinho como é conhecido.
Laurinho disse que espera um dia ocupar uma função com maior poder e direcionar benefícios para Nova Fátima, contribuindo também para melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Passava das 22h, quando foi cortado o bolo comemorativo ao aniversário de Amado. A ex-prefeita Regina Célia, disse que desde que se casaram, sempre comemorou o aniversário do marido, quer com o povo, o que deixa feliz, em reuniões de famílias e até mesmo de surpresa, com pretendia fazer este ano, mais a notícia vazou, mas transcorreu com muito êxito.
Depois de cortar o bolo aconteceu festa dançante.
Por: Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas