O Partido dos Trabalhadores quer ganhar mais espaço na política baiana, como é o caso de São Domingos, onde a legenda se organiza para as próximas eleições municipais e já tem definido, após uma ampla discussão com o diretório e com a militância, o nome de Hildebrando Neto Rios Carneiro, “Bando”, como é conhecido o pré-candidato a prefeito pelo partido, contando até o momento com o apoio do PR e PSB. “Nós estamos conversando com todos os partidos, líderes comunitários, religiosos, com aquelas pessoas que estão insatisfeitas com atual gestão, enfim, com toda sociedade, pois esta é a recomendação do governador Jaques Wagner, que possamos ampliar nossa base”, falou Bando.
O diretório e a militância do PT em São Domingos, segundo Hidelbrando, voltou entusiasmado e mais confiante da cidade de Valente no final da tarde de sábado (14), quando estiveram reunidos com o chefe da Casa Civil, Rui Costa por mais de uma hora e na pauta o planejamento das eleições municipais e o atendimento as demandas apresentadas pelo partido, a exemplo do apoio ao setor de Segurança com a indicação urgente de um delegado titular, pois há cinco anos o município vem sendo atendido por substituto, deixando a desejar na prestação dos seus serviços e consequentemente atrasando nas investigações e conclusão dos inquéritos para enviar a justiça. “Além do delegado titular, estamos solicitando também a ampliação do efetivo militar e esta semana voltaremos a dialogar com o secretário”, falou Bando.
Ele disse também que a questão da estiagem foi debatida com Rui Costa, que anotou as solicitações e prometeu atender aos pleitos. “Pedimos mais apoio para combater os efeitos da seca e para isto pedidos mais carro-pipa, cesta básica urgente, pois já tem famílias no município passando fome, abertura de mais chafariz localizado as margens da estrada que liga as Cabaças/Valente e a recuperação de alguns deles, pois foram destruídos pelo tempo e pelos vândalos. Falamos da necessidade de ativar vários poços artesianos perfurados no município e agilidade na limpeza do açude e uma série de pedidos que estão na Secretaria de Planejamento”, lembrou o pré-candidato.
Ao deixar a reunião, ele disse CN que estava muito satisfeito e que Rui Costa sinalizou a presença do governador Jaques Wagner na campanha e falou sobre um grande encontro que o partido irá realizar no dia 30 deste mês, onde sairá à linha que vamos adotar na próxima disputa eleitoral e destacou algumas ações de governo no município que foram pleiteadas pelos quatro vereadores que fazem parte da base de oposição ao governo municipal e contou com o seu aval, a exemplo do trator que será entregue a comunidade da Lagoa Coberta, localizada há 3 km da sede e as 21 turmas de topa, “tudo pela alfabetização”, que já alfabetizou 21 adultos e os projetos de resgate da cultura. Bando concluiu a fala com CN, reconhecendo o papel importante em todas estas conquistas da presidente do diretório do PT local, Eciene de Jesus Silva.
Segundo Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF/BRASIL e secretária agrária do PT, a entrada de Bando no partido aconteceu em setembro de 2011 e foi à aceita pelo diretório municipal por unanimidade e referendada pelo presidente estadual, Jonas Paulo de Oliveira Neres, pelo secretário de Organização Everaldo da Anunciação Farias e pelos deputados Rosemberg Pinto, estadual e Zezeu Ribeiro, federal e que na época licenciado, pois assumia a Secretaria de Planejamento e foi ao município declarar sua posição. O PT em São Domingos tem mais de 150 filiados.
Elisângela Araújo falou também que havia solicitado uma audiência com Rui Costa em Salvador, mas o chefe da Casa Civil achou melhor marcar uma reunião em Valente, convidar outros municípios e realizar uma reunião pública e depois outra individual com cada comissão. Além de Elisângela, integraram a comissão os vereadores do PMDB Agnaldo Carneiro de Freitas, Edson Oliveira Carneiro, “Edi” Welber Francisco Rios Carneiro, “Chico”, o vereador petistas Genival Araújo Carneiro a presidente do partido Eciene de Jesus Silva e representantes do PR e PSB, partido da base.
Os vereadores do PMDB confirmaram com Rui Costa que mesmo a legenda estando hoje sob o comando do prefeito Izaque Júnior, que se filiou recentemente, eles mantém apoio a candidatura de Bando. Também falaram da quantidade de obras que estavam sendo tocadas por intermédio do município e estão paralisadas.
Vereador por 04 mandatos, Genival Araújo Carneiro, ressaltou a importância da eleição municipal deste ano para o PT: “Além de estarmos disputando o poder municipal, onde vivemos, nós também precisamos criar as bases de sustentação do projeto nacional. Estamos no terceiro mandato de um grande projeto de transformação nacional e essa transformação tem que se dar no plano nacional, nos estados e principalmente nos municípios. O fato do PT crescer nas eleições municipais ajuda na sustentação do nosso projeto nacional e aqui em São Domingos não vai ser diferente”, externou o vereador que 2008 foi eleito pelo DEM e insatisfeito com a gestão municipal e percebendo os bons resultados dos projetos petistas, foi um dos primeiros a deixar o Democrata e filiar ao PT naquele município.
Por: Valdemí de Assis/ fotos: assessoria do diretório