Situado no município de Queimadas – decretado em situação de emergência devido à seca – o assentamento Nova Paz se destaca pela produção de hortaliças agroecológica, numa área irrigada de dois hectares. Queimadas está no território de identidade do Sisal, a 302 quilômetros de Salvador (BA).
A colheita das 17 famílias do Nova Paz é fornecida para a merenda escolar do município através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A renda das famílias atinge uma média de R$ 600 por mês.
A horta coletiva começou a ser implantada em 2008 quando as famílias acessaram R$ 34 mil do Crédito Semiárido do Incra. “Foi uma decisão coletiva de utilizar o crédito para fazer a irrigação. Nossa vida mudou quando começamos a horta”, lembra-se o assentado Carlos Ferreira.. O assentado conta que fora da área irrigada praticamente nenhum cultivo vai a frente. “Há cinco anos que não chove direito aqui”.
Agroecologia
Ferreira conta que quando o assentamento foi criado, em 2004, encontraram uma área devastada devido ao agrotóxico utilizado pelo antigo dono da fazenda. “Decidimos não seguir esse caminho”.
A técnica ambiental da Assessoria do Incra, Jamile Araújo, ressalta que, nos últimos 3 anos, a assistência técnica reforçou os conhecimento das famílias com relação aos defensivos e adubação orgânica, podas adequadas e melhoramento do solo. Jamile informa, inclusive, que o sistema de captação de água para a irrigação respeita a Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Itapicuru.
Produtos
Na área de dois hectares as famílias produzem cenoura, beterraba, couve, alface, coentro, hortelã, limão do tipo Taiti, mamão, quiabo, entre outros itens, que também são comercializados na feira de Queimadas. As famílias também criam ovinos e caprinos. Há uma média de 350 cabeças no assentamento.
A Assessoria Técnica do Incra, na Bahia, é executada através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), do governo do estado. O Assentamento Nova Paz é atendido pelo Núcleo Operacional do município de Santa Luz.
Cíntia Melo – Assessoria de Comunicação Social – Incra/BA