A perfuração e instalação de poços artesianos, “em regime de urgência”, no povoado de Rômulo Campos e também na sede do município de Itiúba foram pedidas, através de indicação, pelo deputado Luciano Simões (PMDB), ao governador Jaques Wagner. Afirmou o parlamentar que estes poços vão auxiliar e complementar a alimentação do sistema de abastecimento de água da Embasa.
Simões ampara seu pedido na seca. “Em decorrência da seca prolongada que assola a Bahia, o município de Itiúba, que está localizado na região Nordeste do Estado, vem sofrendo muito com a falta d’água na sede e na zona rural, e o açude Jacurici (o maior manancial de água existente) está chegando a um ponto crítico, prestes a entrar num colapso para o fornecimento de água a toda população do povoado de Rômulo Campos e da sede, o que, sem dúvidas, trará graves consequências para atendimento das necessidades básicas das citadas populações. E, levando em consideração que a sede do município fica localizada entre serras, onde existem diversos cursos d’água, o que leva a crer fortemente na existência de muita água; e que, no povoado de Rômulo Campos, possivelmente será utilizado o leito do Rio Jacurici para a perfuração e instalação de vários poços artesianos para obtenção de água para atendimento das necessidades básicas das pessoas. Vale salientar que a obtenção da água desses poços fará o auxílio e complementação da alimentação do sistema de abastecimento de água da Embasa, como também servirá para o abastecimento de carros-pipa, e, consequentemente, para o abastecimento de água de
grande parte da zona rural de Itiúba”, afirmou o parlamentar.
Por fim, Simões garante que a perfuração e instalação de poços artesianos trará mais dignidade humana e amenizará o sofrimento das famílias” de Itiúba.
Da redação * com informações assessoria