Durante a festa comemorativa ao Dia do Trabalho, um evento que acontece ha 12 anos na comunidade Saco Fundo, a 28 km da sede de Monte Santo, organizado pelo vereador Elizeu Tolentino da Silva (PSDB), os cinco vereadores mais votados na eleição de 2008, Reinaldo José Andrade (PP), Reginaldo Marques dos Santos (PSB), João Batista da Silva (PTB) e Paulina Maria Rodrigues de Oliveira (PP), além do próprio Elizeu Tolentino da Silva, e, que juntos obtiveram 6.465 votos, declararam apoio a pré-candidatura do ex-prefeito Jorge Andrade á prefeito pelo Partido Progressista. Eles confirmaram esta posição em bloco ao CN na noite de segunda-feira,30, ao se encontrarem no evento organizado pelo anfitrião, Elizeu Tolentino. Todos juntos e assistiram a apresentação de três grupos de forró, ritmo típico da região.
Ao falar para o CN, os vereadores foram unânimes ao afirmarem as ações, principalmente voltadas para área social, realizada nas duas gestões do Jorge Andrade (1997/2000) e as obras estruturantes, com destaque, segundo o vereador Rege como é conhecido Reginaldo Marques, na conservação das estradas, que segundo ele, estão abandonadas pela gestão atual, a exemplo dos 28 km até a comunidade Saco Fundo, onde aconteceu o evento. “A eleição de Jorge atende ao desejo popular e isto percebemos em todo município”, afirmou o socialista.
Além dos vereadores, o ex-vice-prefeito Edvaldo Tolentino da Silva, também esteve na festa e confirmou seu apoio a Andrade e os nomes Delcimar Samuel das Chagas, presidente da comissão provisória do PR e Ubiratan Macedo Costa, “Tam”, foram citados com prováveis coordenadores da campanha e como “estágio”, estavam atentos aos convidados, proporcionando o bem estar. Os empresários Márcio Oliveira e Paulão de Uauá estiveram presentes durante toda noite.
Jorge Andrade, que começou a vida pública com vereador 1988, falou do seu desejo em retorar a prefeitura e garantiu ter o aval dos integrantes do PP e vem realizando contatos com as lideranças políticas, vereadores, líderes comunitários neste período de pré-campanha e após a convenção, que está prevista para 29 junho, montar uma agenda de campanha com reuniões e visitas domiciliares, mostrando seu plano de governo, que já começou a ser organizado. Andrade tem buscado apoio do maior número de partido possível, para formação de uma grande aliança e frente de oposição. “Mas tudo isto vamos colocar em prática no momento certo, após a autorização da justiça eleitoral”, falou o progressista.
Ao assistir um documentário sobre a seca na região, uma das piores dos últimos 40 anos, Andrade lembrou que nos oito anos que esteve à frente da prefeitura realizou atividades que preparou o município para este momento, a exemplo de construção de barragens e limpeza dos tanques, porém há necessidade de se fazer muito mais, pois “não prevíamos uma estiagem desta dimensão e dentre os projetos que pretendemos apresentar ao povo, está à construção de mais barragens e programas de convivência com a seca desta dimensão”, garantiu o líder político ao vê e ouvir depoimentos de pessoas conhecidas da comunidade exibidas em dois telões.
Ele, a exemplo de todos que compareceram ao evento, lamentaram a situação das estradas, em especial a vicinal de acesso até a principal que liga a sede do município ao Distrito de Pedra Vermelha, passando pelos Povoados de Coique, Trapagó, que estar sendo beneficiada com o programa “energia para todos” e Acaru, chegando a Saco Fundo, onde moram 150 famílias.
O grupo Forrozeiros da Moleka, com seu estilo próprio chamado batidão, foi o primeiro a se apresentar. A banda foi criada no Distrito de Pedra Vermelha, no município de Monte Santo e vem se apresentando em toda Bahia e alguns estados do nordeste.
A segunda atração foi a Banda Brega e Vinho, também de Monte Santo, que desde setembro de 1996 e tronou-se referência em forró. Segundo Homero Silva, fundador do grupo, o grupo tem aceitação de público desde que lançou seu primeiro CD e apresenta um repertório forró variado.
Por último, o grupo Puro Desejo, de Caldas do Jorro, com seu estilo próprio e inovador, encerrou a 12ª edição da festa do trabalhador do Povoado de Saco Fundo.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas