O prefeito Joselito Carneiro Júnior (PSD), reuniu na sexta-feira à noite (18), os 23 pré-candidatos a vereador pelos partidos que vão formar a coligação para apoiar o candidato a sua sucessão na eleição de outubro e 26 lideranças políticas da sede e zona rural. O objetivo da reunião foi discutir os métodos para escolha do nome do candidato a vice-prefeito que irá compor a chapa encabeçada por Zenon Filho (PSD), “Zenonzinho”.
Segundo o prefeito, Zenonzinho já está definido como pré candidato a prefeito será homologado na convenção em junho, e dois nomes vêm sendo cogitados para ocupar a vaga de vice, ou seja, o empresário José Hailton Oliveira(PP) e o Pastor Roudilys Rios (PSD). Após o discurso de ambos, Júnior do Max, como é conhecido o prefeito, realizou uma eleição onde os presentes votaram para escolha do nome, entretanto, disse o prefeito ao CN, os envelopes com as cédulas de votação só serão abertos no mês de junho, antes da convenção, depois que ele ‘girar’ pelo município, conversar com todas as lideranças políticas, presidentes de partidos, vereadores e sentir o rumo eleitoral em torno dos nomes.
“O nome que o grupo escolher, segundo o resultado da votação e o que ouvir das lideranças, será aquele que vai formar a chapa”, afirmou Júnior. Ele disse também que está bem vontade nesta eleição, pois escolheu um nome leve para disputar a eleição e apesar de não ser compreendido no primeiro momento por pessoas do grupo, trabalhou para ampliar a base conseguindo muitas adesões.
Confiante no resultado da eleição, Júnior disse ao CN que as andanças da oposição pelo município vai ajudar no resultado eleitoral, pois ao levar seus seguidores para as comunidades, terão dificuldade de explicar porque ficaram 12 anos no poder e não fizeram nada, a exemplo de Nova Campina, onde foi investido R$ 600 mil, Queimada do Milho, Sisalândia e Pereira.
A primeira aparição em público dos pré-candidatos a vice-prefeito foi na noite de sábado (19), quando houve um ato de inauguração de cinco obras no Povoado de Nova Campina e ao CN José Hailton disse que aderiu ao grupo liderado por Júnior por reconhecer o trabalho que vem realizando em Santaluz e o considerou o maior prefeito da história do município. Ao falar sobre as obras entregues a comunidade de Nova Campina, Zé Cumprido, como é chamado no meio político, contou que no período que exercia o mandato de vereador não passava por dentro da comunidade por causa do sentimento de vergonha que tinha, pois reivindicava melhoria para aquela comunidade e o prefeito que apoiava na época não o atendia.
O nome do empresário Márcio Oliveira (PP) filho de Zé Hailton, chegou a ser cogitado para formar a chapa, entretanto ele disse ao CN que não tinha como aceitar neste momento por causa dos seus negócios, pois não havia preparado ninguém para conduzir no período eleitoral. Marcinho, como é chamado, elogiou a qualidade dos nomes colocados para escolha do grupo pelo prefeito Júnior que soube usar a forma democrática para formação da chapa.
O pastor Roudilys Rios falou do seu compromisso com o grupo que presa pela sinceridade e o progresso. Ele também destacou as ações da gestão municipal que vem melhorando a vida do povo e isto lhe impulsiona a apoiar.
Num ambiente historicamente favorável ao grupo, o ex-prefeito e atual vice, Zenon Nunes da Silva (PR), “Donga”, falou que o povo é inteligente e não vai votar na oposição, pois o projeto iniciado por Júnior em 2004 terá que ter continuidade e lembrou que seu filho Zenoninho, que estará concluindo este ano o curso de medicina, está preparado para esta missão e o desejo de servir ao povo é uma vocação de criança, quando perguntava o que gostaria de ser ao crescer a resposta era imediata: “quero ser médico para ajudar as pessoas mais carentes”.
Zenonzinho, lembrando da sua infância na comunidade, elogiou as obras realizadas pela Prefeitura e falou da família, em especial do seu pai Donga e para referenciar usou do ditado popular, “filho de peixe, peixinho é”. “Herdei do meu pai muitas coisas, porém destaco como principal, o coração e a sua bondade”, falou o estudante de medicina. Na continuidade da conversa com CN, ele voltou a usar do adágio popular, “o bom filho retorna a sua casa”, lembrando que voltará a Santaluz depois de formado para servir a comunidade.
Ladeado por lideranças do grupo e pessoa que aderiam recentemente, exemplo de Clériston Luiz Matos, filho do ex-vereador Dozinho do Pereira e Ailton Aquino do PCdoB, que disputou a eleição para deputado estadual em 2010, Zenonzinho disse que o condutor desta caminhada rumo à eleição de outubro e o prefeito Júnior do Max e após a convenção discutirá seus planos com as comunidades e todos eles serão alinhados com o projeto de transformação do município iniciado pela gestão atual, que vem fazendo um trabalho de melhoria de vida das pessoas. “Santaluz está linda de se vê e vamos manter este trabalho”, falou o pré-candidato do social democrata.
Ailton Aquino disse que estava no grupo para colaborar e o que levou a aderir ao governo de Júnior foram os investimentos na educação e os profissionais do magistério têm sido valorizados no seu governo. “Posso garantir que o projeto conduzido por Júnior, realmente tem dado certo”, falou o comunista.
Santaluz I – Prefeitura inaugurou cinco obras no Povoado de Nova Campina no valor de R$ 600 mil
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas