O bispo da Diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari continua realizando visitas pastoral nas comunidades, empresas e repartições públicas de Conceição do Coité. Na tarde de quinta-feira, 21, o líder da igreja católica na região do sisal realizou mais uma visita, desta vez na comunidade do Açude Itarandi, localizada a 4 km da sede do município de Conceição do Coité. Ao ouvir atentamente os depoimentos dos moradores da localidade, o Bispo acompanhado pelo pároco da cidade padre Charles de Menezes, conheceu um pouco da realidade socioeconômica e religiosa do povoado.
Entre as principais questões abordadas no encontro, os moradores fizeram questão de falar sobre a poluição do Açude Itarandi que recebe todos os esgotos da cidade há mais de vinte anos prejudicando diretamente àquela localidade.
Ao analisar a problemática a cerca da poluição do açude Dom Ottorino disse que a comunidade precisa se mobilizar para cobrar ações mais efetivas dos poderes constituídos para solucionar o problema e destacou ainda que o município tem que olhar com carinho para esta situação, pois o país tem muito recursos sendo uma das maiores potências econômica mundial o “que falta mesmo é vontade política”, afirmou o Bispo.
O vereador Edvaldo do Sindicato (PT), também participou da atividade e destacou a luta que a associação comunitária do Açude travou ao longo dos últimos anos a fim de mobilizar o município a cerca do problema, porém, alertou a comunidade sobre a importância da continuidade desta organização, visto que nos últimos três anos os moradores se acomodaram diante da situação.
Ao final da visita, a comunidade prestou uma simples homenagem à Dom Ottorino Assolari que posteriormente foi conhecer a propriedade do agricultor familiar Jaldisso Pereira, seu Teté como é conhecido, que mostrou sua plantação de hortaliças cultivadas organicamente.
Por: Gilcimar Pereira