O dia 13 de junho é dedicado a Santo Antônio, conhecido pelos devotos como o santo casamenteiro e considerado o santo mais popular da Bahia e do Brasil. Padroeiro de algumas cidades baianas, Santo Antônio recebe homenagens com uma programação especial, composta por missas, tríduos, trezenas, procissões e até shows musicais. Dentre os principais destinos que homenageiam o santo estão Salvador, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Campo Formoso, Canudos e Caravelas.
Em Campo Formoso, a programação inclui missas e apresentações musicais na Igreja Matriz e na Paróquia de Santo Antônio. No dia 13 será realizada procissão que percorre as principais ruas do município, em sinal da devoção popular. A principal avenida de Campo Formoso também ganha ornamentações juninas e terá ponto de comercialização de comidas e bebidas típicas.
O lado profano da festa de Santo Antônio também é forte em Campo Formoso, que em todos os anos conta com o Arraiá da Freguesia, do dia 10 ao dia 13 deste mês, com o tema Centenário de Luiz Gonzaga, na Praça Arthur de Oliveira Régis. O arraiá, considerado a maior festa da cidade, contará com atrações como Pablo, Clã Brasil, Tio Barnabé, Zelito Miranda, Bruno e Marrone, Seu Maxixe e muito mais.
Do dia 7 ao dia 9, o público poderá conferir ainda um circuito alternativo na Praça Herculano Menezes, com apresentações de quadrilhas juninas e bandas regionais.
Já em Alagoinhas, as homenagens a Santo Antônio acontecem na Paróquia Catedral de Santo Antônio, nos primeiros 13 dias do mês. A trezena ocorrerá a partir das 19h30 e o primeiro dia contou com uma alvorada para abertura dos festejos, às 5h30.
O último dia da trezena também terá alvorada, desta vez às 5h, missa presidida pelo padre Pedro de Oliveira, às 17h, e procissão pelas principais ruas da cidade, a partir das 19h. As comemorações em Alagoinhas, a 93 quilômetros da capital baiana, contarão ainda com carreatas pela cidade e comidas e bebidas típicas do São João.
Outra cidade que mantém forte a tradição das festas em louvor a Santo Antônio é Canudos, a 410 quilômetros de Salvador. A trezena, que este ano tem como tema Com Santo Antônio Celebramos os 25 Anos de Missão e Evangelização, será realizada até o dia 13, a partir das 19h30, na Paróquia de Santo Antônio de Jesus.
No dia 13, os fiéis participam da procissão que sai da Igreja Matriz. Santo Antônio é padroeiro da cidade que herdou a fé de um dos principais personagens da história da Bahia e do Brasil, Antônio Conselheiro.
Uma das relíquias religiosas presentes no município é uma imagem de Santo Antônio, possivelmente com origem na extinta comunidade de Belo Monte, reduto do Conselheiro. Datada do século 19, a imagem fica exposta no altar da Igreja Matriz.
Os festejos ao santo casamenteiro vão contagiar também moradores e visitantes de Santo Antônio de Jesus, a 193 quilômetros da capital. A cidade homenageia o seu padroeiro com trezenas, missas, procissão, carreatas e alvorada festiva. Com o tema Cremos na Palavra que se Fez Carne, para nos Salvar, Chamar e Enviar, a trezena acontece sempre às 19h30.
No dia 13, a comemoração tem início às 10h, com a celebração da Eucaristia, que será presidida pelo padre João Nilton. Às 16h acontece a tradicional procissão pelas ruas da cidade.
Da Redação * com informações da SECOM