Aconteceu na noite de sexta-feira (29) a quarta convenção da jornada eleitoral de 2012, após o PT, PSC, PRB realizarem suas respectivas concordatas, agora teve vez o PR (Partido da República). O evento teve início por volta das 20:15 horas, encontro organizado conjuntamente pelo referido partido e pela respectiva base aliada, que é composta por seis partidos (PR, PMDB, PSDB, PHS, PRP e PP) na sede do Umbuzeiro Campo Clube.
O espaço foi decorado nas cores simbólicas do PR, o azul e o branco e ornado com balões nos citados tons, com destaque para os dois grandes cartazes com a sigla e o número 22, legenda do partido.
A programação foi iniciada com a composição da mesa, onde foram convidados para a mesma, a presidente do PR Renata Pedreira, o Vereador e candidato a vice-prefeito da coalisão, Agripino Ramiro dos Santos (Pininho), o Vereador Valmir Pinheiro Barreto, o professor e presidente do PHS, Hamilton Sobrinho, o Vereador Renato Borges Varjão Filho (Renatinho), o Vereador Eleilton Alves, o Vereador José Araújo, o Vereador Oscar dos Santos Lima, o senhor Ademar Moura do PP e o pré-candidato a prefeito do município, Tarcísio de Oliveira Pedreira.
Em seguida foi exibida a oração de São Francisco de Assis e na sequência foi exibido o hino nacional brasileiro. Reiniciando a ordem dos trabalhos ao som de J. Quest – Dias Melhores, foram chamados a compor a bancada de pré-candidatos à casa legislativa da coligação as seguintes personalidades da coalisão apelidada de “”Gente da Gente”, pelo PMDB, Fidelina Araújo dos Santos, Laurinaldo Marques, Renato da Silva Simões, Edmilson Cedraz de Oliveira, pelo PR, Mariluce de Jesus Silva e Renata Maria de Oliveira Pedreira, pelo PP, João Moreira Andrade, pelo PRP, Givaldo Evangelista e Analice Ferreira, pelo PHS, Ubaldo Sidronio Lima, Jorge Luiz Suzart e Adivan Gomes Sobrinho e pelo PSDB, Josiel Santos Silva, Arivaldo Rosa de Oliveira e Gilcimar Ferreira de da Silva.
Prosseguindo com o cronograma foi iniciada o tramite às 20:30 horas com a explanação do vereador Renato Borges Varjão Filho, que discursou brilhantemente pelo tempo de 10 minutos cravados, iniciando sua fala agradecendo a Deus e parabenizando os convencionados, enfatizando seu apoio a Tarcísio e afirmando não querer comentar sobre citações da convenção petista na noite anterior, mas entrando na questão da aliança política após a desistência do pré-candidato Dr. Carlinhos. “Comecei com eles e terminei com eles…3 anos e meio estive com Edivaldo, Carlinhos desistiu e eu tinha que avaliar e escutei o povo, meus familiares e minhas convicções e a maioria absoluta optou em te apoiar Tarcísio”, diz o presidente da Câmara de Vereadores.
Renato fez forte crítica à situação da saúde no município e elogiou as posturas tomadas por Tarcísio em sua carreira e falou sobre a utilização da fala do ex-presidente Lula, exibida na convenção do PT, político que elogiou, mas, ironizou o “esquecimento” dos concorrentes Governador petista Jacques Wagner. “Tem professores passando necessidade e pedindo esmolas”, disparou o Vereador e finalizando criticou a Deputada Maria Del Carmen por ter vindo à reunião de seu partido fazer críticas ao ex-prefeito Edivaldo, em vez de apresentar planos de governo.
Dando prosseguimento tomou a palavra o professor Hamilton fezendo comentários a respeito de citações das convenções concorrentes, nos quais ele diz terem acusado Tarcísio de tentar comprar três vereadores da oposição. “Que contradição, ora Tarcísio é um teso, não tem um conto…e de repente ele já tem dinheiro pra comprar Vereadores”, ironiza Hamilton conclamando a comunidade a participar do sonho de uma Queimadas melhor, objetivado pelo pré-candidato a prefeito do PR, concluindo então sua fala felicitando a todos os presentes.
O Vereador Litinho mencionou sua amizade por Renatinho, por Dr. Carlinhos e por Dr. Edivaldo, falando então sobre sua decisão de apoiar Tarcísio. “Quem vai dizer minha direção política é o povo e 90 % da população de Riacho decidiu segui-lo Tarcísio”, alega o Vereador, que concluiu pregando a certeza da vitória nas eleições de Outubro.
Logo após pronunciou-se Renata Pedreira, que em célere explanação assentiu seu apoio à coalisão e apresentou os pré-candidatos da aliança, encerrando sua preleção instigando a sociedade presente a saudar os partidos convencionados e seus membros. Ademar Moura, criticou a saúde problemática do município, a falta de respeito à consulta partidarista e as carências de Queimadas. O vereador do PSDB, Valmir Barreto, que começou seu discurso empolgado com a grande presença popular e afirmando que o objetivo da aliança é o bem da comunidade, parabenizando na sequência os presentes, em especial, a mãe de Tarcísio, Dolores e encerrou sua fala enfatizando que seu partido tem ficha limpa e que o motivo dessa coligação do mesmo é buscar o desenvolvimento do município.
Prosseguindo discursou o ex-vice-prefeito municipal, Toninho, que destacou em seu discurso seguro, falou da aliança política firmada com o PR, da necessidade de resolução da inadimplência de Queimadas e criticou Jacques Wagner pelas mazelas que trouxe à Bahia, encerrando seu pronunciamento reiterando seu apoio a Tarcísio.
O Vereador Zé Branquinho foi o seguinte a discursar, o mesmo em curta oratória resignou-se a apenas a parabenizar os presentes, destacar sua vontade de ver o crescimento de Queimadas e seu apoio ao pré-candidato a prefeito da legenda.
Por último ficaram as preleções do pré-candidato a prefeito, Tarcísio de Oliveira Pedreira e seu vice Pininho. O Vereador foi o primeiro a articular sua um pouco alongada felicitando os presentes e falou de sua decisão de apoiar Tarcísio. “Quero dizer a vocês que irei completar 20 anos na história política queimadense e meus sonhos sempre foram grandes…vi a coragem de Tarcísio e de sua Mãe Maria Dolores”, afirmou Agripino a respeito do motivo de apoiar seu companheiro de pré-candidatura. Concluindo suas palavras desejando boa sorte a todos os convencionados da coalisão.
O pré-candidato: Dando início ao pronunciamento final da noite, às 21:25 horas, foi anunciado o nome de Tarcísio sob grande algazarra do eleitorado presente, o discurso mais esperado da convenção e também o mais enérgico e decidido, no qual o pré-candidato agradeceu a presença e a confiança de todos, falou sobre sua história política, sobre os problemas do município, sobre sua humildade e humanidade e sobre seu rompimento político com o atual prefeito municipal, Paulo Sérgio Brandão. “Tive a coragem de escolher entre a vaidade ser Vereador, ser filho da secretária de saúde, ser sobrinho de prefeito e defender o povo e, não pensei duas vezes e defendi o povo de Queimadas”, afirmou o postulante a prefeito.
“Tentei uma caminhada com as pessoas que hoje me condenam e me decepcionei…isso na esperança de tentar realizar como vice-prefeito o que não pude realizar como Vereador…tem gente que disse ontem que pra ser político também tem que acordar cedo, eu digo que posso dormir bem porque tenho a consciência limpa e, só dorme bem quem tem consciência limpa”, referindo-se a pronunciamentos da convenção no dia anterior, dizendo-se também traído por seus ex-companheiros políticos, revelando também sua indignação diante das acusações levianas proferidas por seus adversários políticos e prometendo não decepcionar os que nele confiarem.
Concluindo sua fala Tarcísio pediu paz para todos os presentes e para e comunidade e lançou-se aos braços do eleitorado, causando a mais dinâmica repercussão de feedback dentre as quatro convenções já realizadas.
Encerrando assim a convenção do Partido da República, em meio a grande festa, encontro que contou com a presença de mais de 1.500 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, os quais marcaram o evento empunhando bandeiras com as cores e o número da legenda e muitos levando orgulhosamente a marca registrada do encontro, a luva branca utilizada em uma das mãos. As dependências e a circunvizinhança do clube receberam mais de 180 veículos, entre pequenos e médios, além de 5 ônibus e 2 vans da zona rural do município.
Aslan Si.San/Queimadas em Foco.