Aconteceu no inicio da tarde deste sábado, 16, no Clube Selão em Barrocas a convenção que homologou a chapa majoritária para a disputa das eleições de 7 de outubro e também dos candidatos a vereador dos partidos que farão coligação,PR,PP,PMDB,PSD,PT,PHS,PSC e PV. O prefeito José Almir Queiroz, conhecido Almir de Maciel (PR) vai em busca da reeleição com uma novidade na vice, o ex-vereador Tita com quem concorreu o pleito em 2008.
O ato reuniu lideranças de vários partidos que estarão coligados na campanha e contou também com o deputado federal João Bacelar quem abriu os discursos. O parlamentar disse em seu discurso que a convenção de Barrocas foi a mais importante de sua vida, pois, sofreu pressão por parte de filiados ao partido, contrários a reeleição do prefeito Almir, e arrancou aplausos ao afirmar que na política tem que ter palavra e cumprir, e também honrar a amizade.
Tentaram tomar o partido do prefeito, mas com todo respeito a liderança de Jai, “tomei uma decisão mais difícil de minha vida, mas não podia de cumprir um compromisso com Almir” justificou Jonga Barcelar como é conhecido.
Ele destacou também a responsabilidade que Almir tem pelo município e firmou compromisso de lutar pelos equipamentos do hospital José Maria Magalhães e colocou como meta do segundo mandato do executivo, aumentar os índices de educação e saúde.
O republicano findou o pronunciamento convocando os trinta e oito candidatos a vereador e chamou de “exercito” para reeleição do prefeito Almir de Maciel.”
O candidato a vice prefeito Joilton Avelino de Queiroz, “Tita”, ao ser chamado para a mesa, levou consigo o seu pai Roque Avelino que exerceu sete mandatos de vereador. Segundo Tita, a participação de seus pais na vida pública resultou na herança política e chegou a duas eleições de vereador, pautado na luta em defesa do cidadão.
Sobre a decisão em caminhar junto com Almir, Tita disse que o prefeito tem o “coração doce” e que a partir daquele momento o município seria diferente e melhor.
Contou ainda que antes da resposta a Almir, após ser convidado pelo chefe do executivo, reuniu cinquenta amigos em sua casa e a proposta foi acatada por quarenta e cinco dos convidados, e após a aprovação da maioria, ele levou a proposta para os deputados do seu partido João Leão e Cacá Leão e Bira Corôa do PT com quem tem grande afinidade e eles também aprovaram a idéia.
“ Eu passei a observar a vontade de Almir em melhorar o município e as condições de vida das pessoas mais necessitadas.”
O prefeito Almir de Maciel que iniciou seu pronunciamento destacando a presença das famílias e convocou para a mesa seus pais e a esposa, aproveitou para pedir a todos que façam uma campanha na paz. “Meu pensamento é de unidade e crescimento e a democracia tem que ser respeitada. Quero dizer que tenho um compromisso com todo o povo barroquense e fiquem certos que minha luta vai continuar no sentido de trazer projetos que venham beneficiar essa terra. “Lembrando também que estarei ouvindo e respeitando a opinião de todos”, concluiu.
Almir vai em busca da reeleição apoiado por sete, dos nove vereadores que compõe a câmara municipal. Durante seu primeiro mandato importantes inaugurações aconteceram, o asfalto que liga o município a Serrinha e a sede própria da prefeitura. Almir contou com a presença do governador Jaques Wagner em duas ocasiões quando esteve inaugurando obras.
.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas