Ao todo, 1.709.775 filiados a partidos políticos em todo país possuem pendências de multas eleitorais. Na Bahia, 143.521 filiados estão nesta situação, conforme dados divulgados, no final da tarde de terça-feira (5), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vale ressaltar que, no caso do Estado, o número divulgado inclui também os devedores com dupla filiação partidária.
Os nomes desses devedores já estão disponíveis no sistema Filiaweb, onde os partidos poderão verificar quais os filiados que pretendem se candidatar em 2012 possuem a pendência para, então, regularizar a situação e conseguir a certidão de quitação eleitoral. Sem essa certidão, não é possível obter o registro de candidatura.
Esta terça-feira (5) foi a data-limite para a Justiça Eleitoral disponibilizar a lista de devedores, em respeito ao calendário eleitoral. Normalmente, as pendências são por falta de justificativa de não comparecimento em plebiscito ou referendo.
Ao consultar o Filiaweb, uma ferramenta que permite o acesso ágil a informações de interesse dos partidos políticos, as agremiações poderão tomar a iniciativa de alertar seus diretórios e respectivos candidatos sobre a necessidade de quitação das multas com antecedência razoável. O dia 5 de julho é a data-limite para os partidos apresentarem, no cartório eleitoral, os pedidos de registro de seus candidatos.
Adaptada de matéria do TSE