O Esporte Clube Jacuipense o “Leão do Sisal” da cidade de Riachão do Jacuípe conquistou com muita raça a vitória de virada por 4 a 1 sobre o Ypiranga em pleno estádio de Pituaçu em Salvador, na tarde deste domingo, 08. O Jacuipense entrou em campo na desvantagem, pois só a vitória garantiria a classificação para a elite do Campeonato Baiano de 2013, onde já esteve em duas oportunidades.
O Ypiranga já entrou classificado com o zero a zero e aumentou suas chances de classificação aos 20 minutos do primeiro tempo quando abriu o placar através do lateral esquerdo Mailson numa cobrança de falta, quando todos esperavam o cruzamento a bola ganhou a direção do gol e surpreendeu o goleiro Lima.
O jogo parecia que seria favorável ao “glorioso” dono da melhor campanha da segunda divisão ao lado do Colo Colo com 20 pontos ganhos, grande parte da mídia de Salvador torcendo para a subida do Ypiranga, que terminou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0.
Na segunda etapa, foi nítida a transformação da equipe de Riachão do Jacuípe, partiu para cima, pois tinha 45 minutos apenas para decidir sua situação e com a entrada de Jânio a equipe ganhou maior movimentação no ataque e ele mesmo, foi o responsável pelo empate. Aos 9 minutos ele cobrou uma falta e teve a felicidade de jogar longe do alcance do goleiro Gil. 1 a 1 no placar deixou o Leão do Sisal empolgado e passou a dominar a partida, e aos 26 minutos, chegou a virada com gol contra de Helder. Bola lançada na área resvalou no camisa oito e foi morrer no fundo da rede. A partir daquele momento bastava administrar, mas o recuo se tornava perigoso e o treinador Rodrigo Chagas pediu que a equipe mantivesse o ritmo e sempre mantendo cautela no meio campo e defesa, não demorou muito para a torcida jacuipense que foi em caravana comemorar o terceiro gol em Pituaçu. Daniel que também havia entrado no segundo tempo recebeu uma bola do lado direito e mandou para o fundo aos 30 minutos.
O yipranga saiu mais para o jogo na tentativa de diminuir o placar e faltando 15 minutos mais os acréscimos, saiu em busca de pelo menos o empate, mas esbarrou na confiança dos jacuipenses que passaram a administrar o resultado. O árbitro Jailson Macedo Freitas sinalizou cinco minutos a mais, porém os acréscimos foram favoráveis ao Leão do Sisal que foi ao ataque aos 48 minutos e no bate rebate na área Titi jogou no fundo, estabelecendo a goleada e a garantia da equipe no grupo de elite do campeonato baiano de 2013.
No outro jogo, em Ilhéus, o Colo Colo não conseguiu vencer o Botafogo que também garantiu vaga na elite ao empatar em 1 a 1 e vai disputar o titulo com o Jacuipense em dois jogos, a primeira em Riachão do Jacuipe e a segunda no Luiz Eduardo em Terra Nova.
FICHA TÉCNICA
Por: Raimundo Mascarenhas
Equipe do Jacuipense é recebida com festa depois de garantir vaga na elite do Baiano 2013